PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE JUNHO DE 2018

Kawai recebe visita de Yves Carbinatti, vereador em Rio Claro


Parlamentares devem unir forças para apresentar e fortalecer a cobrança de projetos de lei que beneficiem ostomizados.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


O vereador Pedro Kawai (PSDB) recebeu em seu gabinete, na manhã desta quinta-feira (14), a visita do vereador de Rio Claro, Yves Carbinatti (PPS). Estiveram na reunião, o assessor de Yves, Arnaldo Bianchini, o presidente da APO (Associação Piracicabana de Ostomizadios), Ademir Barbosa, e o representante da empresa Cirúrgica União, Mario Betti.

O objetivo era reunir forças para apresentar e fortalecer a cobrança de projetos de lei que beneficiem ostomizados, lançados em nível nacional, para que sejam votados e aprovados, “para que todas as cidades também possam usufruir dos benefícios e os ostomizados sintam-se cada vez mais incluídos na sociedade”, afirmou Kawai.

O parlamentar apresentou alguns de seus projetos de lei voltados para a inclusão de ostomizados no município, como o que acrescenta dispositivo à lei 3.860/1994, sobre o atendimento preferencial, a reserva de vagas de estacionamento, a instituição da carteirinha de identificação e também a data alusiva ao dia municipal dos ostomizados. As propostas agora estão sendo apresentadas para serem levadas a todo o País.

Piracicaba, segundo dados apresentados pelo presidente da APO, “atualmente tem 904 ostomizados e 499 incontinentes”.

Yves, que é cadeirante há 10 anos, vítima de um acidente de carro, afirmou que não conhecia muito a situação dos ostomizados. Kawai também instruiu e orientou o vereador a propor leis inclusivas no município de Rio Claro.

Mario Betti, representante da Cirúrgia União Ltda, disse que “o mais complicado para os ostomizados é o pós-operatório”. Segundo ele, “a falta de instrução faz com que as pessoas acabem achando que não podem ter mais uma vida fora de casa”, disse.

“É muito importante reunirmos forças para discutir e propor leis que beneficiem a inclusão social e melhorem a qualidade de vida da população”, afirmou Kawai.

Yves Carbinatti – Sofreu um acidente de carro em setembro de 2008, aos 21 anos, e ficou paraplégico. Mesmo com as limitações impostas pela cadeira de rodas, Yves, que já praticava Jiu Jitsu, sentiu-se motivado a continuar com o esporte em sua vida.

Adaptou novas regras, treinou equipe de arbitragem e fez com que sua paixão e determinação pelo esporte não fosse afetada.

Atualmente, dá aulas de Jiu Jitsu para pessoas com deficiência e garante que a vontade de continuar e jamais se abater é bem maior que a limitação.



Texto:  Maira Bacellar
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Saúde Pedro Kawai

Notícias relacionadas