PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE MAIO DE 2016

Kawai presta homenagem à Cultura Artística pelos 91 anos de existência


Vereador entregará voto de congratulações aos representantes da entidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Projeto de autoria do parlamentar foi aprovado em plenário nesta segunda-feira



Em reconhecimento aos 91 anos da Cultura Artística, a serem completados em 25 de maio, o vereador Pedro Kawai (PSDB) propôs na Câmara um Voto de Congratulações, aprovado na segunda-feira, 23, durante a 30ª reunião ordinária, por meio do requerimento 488/2016.

A homenagem será entregue à diretoria executiva e ao conselho fiscal do biênio 2016-2018, em cerimônia às 19h30 do dia 2 de junho, no Museu Prudente de Moraes, onde a entidade realiza a 3ª Semana de Cultura Artística.

A Cultura Artística de Piracicaba é a segunda mais antiga do Brasil, fruto do ideal do professor e maestro espanhol Fabiano Lozano, responsável pela disciplina de música na Escola Normal (atual Escola Estadual Sud Mennucci).

A entidade nasceu numa época fervilhante e criativa para promover recitais e eventos ligados à cultura e contribuiu, na primeira metade do século 20, com o arcabouço que legou à cidade o cognome de Atenas Paulista.

Graças ao trabalho da Cultura Artística, Piracicaba recebeu apresentações dos pianistas Magdalena Tagliaferro, Antonieta Rudge e Guiomar Novaes, dos maestros e compositores Villa- Lobos e Camargo Guarnieri, da cantora Bidu Sayão, dos poetas, escritores e conferencistas Mário de Andrade, Coelho Neto, Martins Fontes, Guilherme de Almeida e muitos outros.

Para a celebração dos 91 anos, a entidade retoma a Semana de Cultura Artística, entre 30 de maio e 3 de junho, com atividades gratuitas no Museu Prudente de Moraes e Escola Estadual Sud Mennucci. A Cultura Artística também está entre as incentivadoras da Orquestra Sinfônica de Piracicaba que, desde o ano de 2015, passa por completo processo de reestruturação, sob a liderança do maestro Jamil Maluf.

Segundo Kawai, a história da Cultura Artística de Piracicaba caminha junto com a própria história da cidade. O vereador cita que a trajetória da entidade é deve ser lembrada também nas escolas e nos institutos educacionais, para que novas gerações conheçam algo que não pode perder-se.

A homenagem do parlamentar será entregue ao presidente Milton Antonio de Mori, ao vice-presidente Reinaldo Gerdes, ao tesoureiro Evoneo Berti Filho, ao secretário José Carlos de Moura, ao diretor de patrimônio Ednir Laerte Raymundo, e aos membros do conselho fiscal Monica da Silva Santana, Felipe Angeli da Silva e Evandro Donato Rinaldi.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas