PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE DEZEMBRO DE 2017

Kawai participa de entrega do prêmio “Piracicaba com Saúde”


Programa é organizado desde 2001 e está ligado à Secretaria da Saúde



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


As três escolas da rede municipal de ensino, melhores classificadas no Programa “Piracicaba com Saúde: é hora de comer melhor” coordenado pela CPAN (Coordenadoria em Programas de Alimentação e Nutrição), foram homenageadas ontem (12/12), no gabinete do prefeito Barjas Negri, com a participação do vereador Pedro Kawai (PSDB) na premiação.

As unidades “Angelo Zoccante Filho”, do Jardim Oriente (primeiro lugar), “Beatriz Aparecida Defante”, do Vila Sônia (segunda colocação), e “Enedina Lourenço Vieira” do Jardim Planalto, receberam uma placa como prêmio pelo desempenho. Este ano, o tema desenvolvido foi “Trocas Saudáveis - Comida de Verdade”.

O secretário da pasta da Saúde, Pedro Mello, abordou a relevância do programa para tentar reverter o cenário que é assustador: 70% da população brasileira está no sobrepeso (conforme padrões internacionais) e 5% das crianças, com obesidade mórbida. “Somente a mudança de hábitos e a prática de exercícios podem alterar esse quadro. Só mudar a alimentação não basta. Temos que controlar a carga energética para que as crianças percam peso”, enfatizou.

Todas as 87 escolas de educação infantil da rede municipal participaram com resultados favoráveis à proposta. “É fundamental essa visão ampla de educação para que possamos melhorar toda a rede de ensino infantil. Por isso o valor imenso dessas atividades, onde há a troca de experiências e o aprimoramento técnico para seguirmos adiante, sempre agregando forças e estendendo essas conquistas à comunidade”, comentou Barjas Negri.

De acordo com Márcia Cardoso, nutricionista e coordenadora do CPAN, as atividades são desenvolvidas anualmente e o objetivo principal é despertar crianças, professores e pais de alunos para importância da alimentação saudável, em contraponto aos alimentos utraprocessados, industrializados, principal causa da obesidade, problemas de saúde correlatas, como pressão alta, índice de colesterol elevado, problemas cardíacos e diabetes.

“É na primeira infância que o ser humano absorve com maior naturalidade os ensinamentos. Aprender a consumir alimentos saudáveis desde cedo com certeza refletirá em uma população com mais qualidade de vida. Parabéns ao CPAN e a todos os envolvidos, merendeiras, professores, diretores e secretarias”, finalizou Kawai.

SOBRE O PROGRAMA – O Programa “Piracicaba com Saúde: é hora de comer melhor!” visa a promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil junto aos alunos, pais e familiares, por meio da capacitação de profissionais das duas pastas. A partir daí, os educadores desenvolvem ações com a equipe escolar, crianças e sua família, tendo como tema a alimentação saudável, dentro das diretrizes do "Novo Guia Alimentar para a População Brasileira" do Ministério da Saúde.

Muitas das palestras aos pais ou responsáveis pelos alunos são realizadas pela própria equipe da CPAN.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Redação


Educação Pedro Kawai

Notícias relacionadas