PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE SETEMBRO DE 2018

Kawai destaca contribuição da comunidade japonesa para Piracicaba


Comemorações pelo centenário da imigração ocorreram no feriado da Independência



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar enalteceu livro, documentário e exposição comemorativos






Primeiro vereador descendente de japoneses em Piracicaba, Pedro Kawai (PSDB) comentou sobre o orgulho em comemorar, em 2018, os 100 anos da imigração japonesa na cidade. Ao ocupar a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (10), na 51ª reunião ordinária, ele destacou a solenidade promovida no feriado da Independência (Sete de Setembro), em que 10 integrantes da comunidade foram homenageados e houve ainda abertura de exposição, estreia de documentário e lançamento de livro.

Além da união dos imigrantes, Kawai citou que todas as entidades da cidade contam ou contaram com atuação de integrantes da comunidade japonesa, conhecida ainda pelo espírito voluntário. O vereador lembrou que o país é referência no agronegócio mundial graças ao conhecimento trazido também pelos japoneses. "Quero reverenciar e agradecer todos os ensinamentos que o povo japonês nos traz no dia a dia", disse, citando que em 2018 são celebrados 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

O lançamento do livro do escritor Cecílio Elias Netto foi enaltecido por Kawai. Além disso, ele agradeceu o Departamento de Comunicação da Câmara pela exposição Olhares Remanescentes e pelo documentário Kansha: 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba. Uma das fotografias da mostra, produzida por Sidney Jr, traz o pai de Kawai, que é vidraceiro, e lhe causou emoção. "Trouxe o que é, de fato, a cultura japonesa: o respeito aos mais velhos, a quem está ao seu lado e, especialmente, aos familiares."

Kawai se disse grato, em primeiro lugar, por fazer parte da comunidade japonesa e por respeitar e propagar os conhecimentos dessa cultura. "Todos somos uma árvore e temos que fortalecer as raízes, fazermos um mundo melhor", avaliou.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas