PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE ABRIL DE 2018

Kawai destaca ações de conscientização do autismo


Parlamentar enalteceu trabalho da Auma, IAP e Espaço Kairós



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Ações acontecem na cidade até o domingo, lembrou vereador






O Dia Mundial de Conscientização do Autismo - lembrado sempre em 2 de abril - foi elencado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), ao ocupar a tribuna da Câmara, na 16ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (2).

O vereador lembrou que as ações em Piracicaba acontecem durante toda a semana e que estão sendo coordenadas de forma conjunta pelo IAP (Instituto Autismo de Piracicaba), Espaço Kairós e Auma (Associação dos Amigos da Criança Autista). O último ato será no domingo (8), às 9h, com caminhada saindo do Mercado Municipal em direção à praça José Bonifácio.

No Brasil, segundo a OMS, o número passa de 2 milhões, e no mundo são 70 milhões, lembrou o vereador, ao apontar ainda os tratamentos do transtorno, que visam adequar as pessoas ao convívio social. "Quanto antes o autismo for diagnosticado, é melhor, pois o tratamento não atinge apenas a saúde do indivíduo, mas também os seus cuidadores, que em muitos casos acabam se sentindo incapazes de controlar a situação."

Kawai apresentou ainda as características dos três tipos de autismo, classificados em Síndrome de Asperger, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento e Transtorno Autista. "Até hoje, as causas são inconclusas e a medicina ainda tenta desvendá-las", lembrou o parlamentar. "É muito importante a procura de uma equipe capacitada", completou ele.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas