PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE ABRIL DE 2019

José Longatto enaltece o pioneirismo de Piracicaba em água potável


O parlamentar também ressalta o programa municipal por pagamento de serviços ambientais, criado para preservar os recursos hídricos, com auxílio a proprietários rurais



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

José Longatto enaltece o pioneirismo de Piracicaba em água potável






O vereador José Aparecido Lontatto (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara, por 10 minutos regimentais, na 21ª reunião ordinária desta segunda-feira (22) para destacar o pioneirismo de Piracicaba, o que reflete na implantação do programa municipal por pagamento de serviços ambientais, criado para preservar os recursos hídricos, como auxílio para que proprietários rurais realizem ações de preservação das nascentes, para garantir água potável para a população. 

Os primeiros projetos aprovados são voltados para a defesa das microbacias dos ribeirões dos Marins e Congonhal, onde serão empenhados R$ 48 mil para 12 proprietários rurais daquela região. 

José Longatto mostrou que esta luta começou na Câmara, em 1994, com o apoio de várias mesas diretivas, onde foi iniciado um trabalho de fiscalização, denúncia e navegação permanente, em defesa dos rios Corumbataí e Piracicaba. 

"Criamos o Fórum Permanente de Defesa do Rio Corumbataí, que é o único manancial hoje com água suficiente para abastecer Piracicaba", disse. 

José Lontatto também elogiou o trabalho do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) e da Ares-PCJ. Além de enfatizar a condição de Piracicaba hoje ser a número um no Brasil em tratamento de esgoto, o que reflete o papel da Câmara, que teve coragem, lá atrás, em 1991, de aprovar legislação que permite o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) no empenho de seu papel perante o saneamento básico. 

Longatto ainda se reportou a várias visitas à cidade mineira de Extrema, sendo que este projeto é uma cópia de outro, que funciona em Nova York. "Piracicaba é a primeira cidade do Estado de São Paulo a pagar a proprietário de área rural. Basta cadastrar a nascente na prefeitura e a pessoa receberá anualmente uma contribuição para garantir a água de quem mora na cidade. Se não fosse o olhar aguçado de Barjas Negri, não teríamos esse projeto se tornando realidade. A água que bebemos é um trabalho de 20 anos de preservação", disse. 

O parlamentar também comentou sobre processos contra as cidades de Rio Claro, Santa Gertrudes e Itirapina, onde estes municípios tiveram que se comprometer perante o ministério público para garantir o saneamento básico, com reflexo na preservação ambiental. 

 

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional

Notícias relacionadas