PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE MAIO DE 2016

João Manoel se reúne com entidades para discutir “Semana Afro”


Vereador esteve com representantes da comunidade negra de Piracicaba na tarde desta quarta-feira (11)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Laura Leite (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Laura Leite Salvar imagem em alta resolução


O vereador João Manoel dos Santos (PTB) se reuniu com representantes de grupos da comunidade negra de Piracicaba, na tarde desta quarta-feira (11), para discutir a unificação de solenidades de datas comemorativas ligadas a momentos históricos da população afro-brasileira. “Foi criada comissão pela Mesa Diretora que, com o intuito de economizar recursos, decidiu unificar as reuniões, por isso precisamos definir as ações”, disse.

De acordo com o Decreto Legislativo 32/2015, as reuniões solenes ligadas à comunidade negra deverão acontecer somente no mês de novembro, quando já eram comemorado a Semana das Religiões Afro e o Dia da Consciência Negra. Desta forma, o Dia da África, normalmente celebrado em 25 de maio, precisará estar incluído nesta programação. 

“A partir de agora, precisamos definir como serão as atividades, unificando o interesse de cada uma das entidades que aqui estão representadas”, disse João Manoel, ao enfatizar o papel fundamental dos representantes da comunidade negra para oferecer às datas comemorativas a importância histórica que elas carregam. Estiveram no encontro na sala de reuniões do 2º andar do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba o Conepir, a Afropira, Sambalenço, o Clube Treze de Maio, Pastoral Afro e o Centro de Documentação Cultura e Política Negra de Piracicaba. 

Durante a reunião, foi decidido que, no próximo dia 23, as entidades voltarão se encontrar, desta vez no Sindicato dos Bancários, com o intuito de começar a delinear o que eles pretendem colocar na programação da Semana da Comunidade Negra. Porém, representantes de entidades questionaram a unificação das solenidades, pelo fato de diminuir os momentos de celebração da população afro-brasileira no poder público.

“A cada vez que nós realizamos uma solenidade, também colocamos em pauta as demandas da comunidade negra, por isso achamos que a Câmara de Vereadores de Piracicaba precisa discutir novamente a unificação das solenidades”, disse Elaine Teotônio, cantora e integrante do Afropira. Ela garantiu que, embora neste ano a solenidade será unificada, eles levarão a demanda à Mesa Diretora do Legislativo.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas