PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE SETEMBRO DE 2013

Itirapina acolhe a reunião mensal do Fórum em Defesa do Corumbataí


A Câmara de Itirapina reservou o salão nobre Fernando Henrique Godoy, na manhã de hoje, 25, para a 6ª edição do Fórum Regional Permanente em Defesa do Corumbataí.



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


O Fórum foi criado por iniciativa de Longatto, em 13 de fevereiro de 2004, composto pelas cidades de Analândia, Corumbataí, Santa Gertrudes, Ipeúna, Itirapina, Rio Claro, Charqueada e Piracicaba, tendo como objetivo unir as forças políticas das oito cidades da Bacia do Corumbataí visando a recuperação e preservação do rio.

Dentre as temáticas ambientais debatidas, o vereador Longatto destaca a importância de se repensar a nossa responsabilidade atual frente às futuras gerações, sendo que a perspectiva é que o mundo estará em gerra pela água. O parlamentar também mostra que a evolução temática do Fórum Regional enfatiza a Ação Cível junto à Promotoria Pública da cidade de Rio Claro, em 1995, que forçou o município a acelerar o tratamento de esgoto.

Na reunião de hoje, a comitiva de Piracicaba foi liderada pelo vice-presidente da Câmara, o vereador José Aparecido Longatto (PSDB), que também contou com a presença do vereador Chico Almeida (PT) e do respaldo técnico de assessores e servidores da Câmara de Piracicaba.

A mesa diretiva dos trabalhos esteve a cargo do vereador Fábio Belarmino da Silva (PR), representando o presidente da Câmara de Itirapina, Marcelo Rizzo; o vice-prefeito de Itirapina, Rui Gomes da Silva Júnior; o representante da presidência da Câmara de Piracicaba e, idealizador do Fórum, o vereador José Aparecido Longatto; o vice-presidente da Câmara de Analândia, Rodrigo Balerini; o presidente da  Câmara de Corumbataí, João Batista Altarujo Filho, e Guilherme Valerini, representando o Consorcio PCJ, que abriu o ciclo de saudações agradecendo a presença de todos e, ressaltando a importância do convite para participação no evento e, reiterou os trabalhos do Consórcio na atuação regional, além de considerar a importância de se envolver no debate regional para estabelecer plano de trabalho e busca de recursos, na defesa de uma bacia que requer muitos cuidados devido à qualidade do solo, bastante arenoso.

O presidente da Câmara de Corumbataí, João Batista falou da importância de recuperar o rio, lembrando que há 20 anos podia-se pescar tranquilamente nestas águas. E, comentou sobre o aglomerado urbano da Piracicaba, o que requer a união regional, numa demonstração de força em prol da região. Além de falar do papel do vereador perante a resolução de problemas sociais.

O presidente da Camara de Analândia, Rodrigo Valerini enfatizou o interesse do município em ações municipais em defesa do rio, no tocante à preservação. Além de enfatizar o tratamento de esgoto, que supera índice superior a 80%. E, reiterou a importância dos municípios se unirem em defesa ambiental do Corumbataí. Também lembrou que a poluição envolve os aglomerados urbanos, sendo que os agricultores ficam com o ônus do problema. E, falou das políticas públicas que garantirão a qualidade das águas, lembrando que o produtor precisa ter renda e tecnologia disponível visando a maior produção com menos água.

O vice- prefeito de Itirapina, Rui Gomes da Silva Junior também falou, na condição de representante do prefeito José Maria e, disse que a cidade está fazendo estudos, mapeando todo o local, na recuperação de mata ciliar e, empenhando na defesa da bacia.

O presidente da Câmara de Itirapina, Marcelo Rizzo ressaltou a satisfação da Câmara em acolher a realização do Fórum e, lembrou que o rio nasce na cabeceia de Analândia, para compor um dos principais rios do Estado. Lembrou que no ano 2025, dois terços da população não terá acesso à água potável, sendo que de cada três, duas pessoas não terão o que beber. Marcelo lembrou que além do poder público a população tem que estar inserida e, fazer a sua parte, para não poluir os rios, pois a defesa da água é competência de todos.

O vereador José Aparecido Longatto agradeceu a Deus pela vida e, saudou a todos os presentes na reunião, lembrando que a mulher é a criatura perfeita. E, que Deus criou o ser perfeito, após o protótipo, na criação do homem, sendo que a mulher carrega no ventre o dom da vida. Longato também fez uma saudação especial ao vereador Chico Almeida, recentemente eleito na Câmara de Piracicaba. E, discorreu sobre o trabalho, desde 1994, quando iniciou seus trabalhos em defesa do Rio Corumbataí.

Longatto falou da condição de Piracicaba depender 100% das águas do Corumbataí para abastecer a cidade. Também falou da importância de se preservar as nascentes. E, reforçou  o pedido para os novos vereadores defenderem o meio ambiente. Sendo que de nada adianta o progresso se não nos preocuparmos com a água, coisa que daqui há 20 anos não teremos terra para plantar.

Longatto mostrou que a situação do Rio Piracicaba nos mostra o quanto temos que sair na defesa do Corumbatí, lembrando que hoje temos que pensar em sustentabilidade, onde o esgoto lançado in natura é um dos grandes problemas, acompanhado do uso do solo e, da preocupação com o desmatamento para comportar o crescimento da cidade. A condição é que precisamos preservar. Lembrou dos versos do cancioneiro Pedro Chiquito, que já dizia que São Paulo é uma grande roseira, cujas raízes estão no interior e, se a roseira secar as pessoas na cidade não terão como sobreviver.

Longatto também abordou a questão do Rio Piracicaba ser um dos maiores fornecedores de água para o Sistema Cantareira em São Paulo, compreendendo abastecimento para nove milhões de pessoas que se utilizam as águas desviadas do nosso rio. E, conclamou a todos a fazer esforço regional para compor relatório final, que deverá ser entregue na porta do governador do Estado para saber o que ele está fazendo para a região. "A coisa é muito séria, terrível, a retirada de arreia não pode matar a flora, precisamos de mais de 25 milhões de árvores. Santa Gerturdes não tem acompanhado o ciclo de reuniões do Fórum e, lá tem 26 cerâmicas que lançam esgoto pesado e, produtos que danificam a saúde, como o chumbo e o mercúrio. Precisamos de vocês. Peço que continuem na luta em defesa do Corumbataí, mesmo não sendo eleitos. Temos que trabalhar para garantir as gerações futuras", concluiu o parlamentar, além de reforçar que irá sugerir que as escolas de ensino fundamental insiram no currículum escolar uma cadeira específica para falar do meio ambiente.

O engenheiro químico, Ricardo Bruno, pHD em controle Ambiental, natural de São Calos falou da satisfação de comentar sobre trabalhos desenvolvidos em sua região. E, discorreu sobre a ETE de Itirapina, passando pela concepção do esgoto doméstico e infiltração de rede. Além de comentar sobre a existência de dois presídios de grande porte da cidade, o que dificulta o trabalho das estações, lembrando que são três mil pessoas concentradas, o que compromete a rede.

Ricardo também falou de esgoto sanitário, frente ao esgoto tratado, passando por padrões de emissão e padrão de qualidade, o que evidencia o trabalho de uma estação de tratamento. E, comentou sobre a auto depuração do esgoto nos rios. Passando pelas análises das três principais etapas de tratamento, que envolve a lagoa anaeróbica,  o tratamento utilizando bactérias que não usam o oxigênio, implicando na criação do gás metano, que emite cheiro.

Ricardo falou do sistema de esgoto que se utiliza de lagoa, como modelo facultativo, onde na parte de cima, aeróbica, usa-se bactéria e, na parte de baixo, não há o oxigênio. E, a lagoa de maturação, onde será considerado o clorifórmio fecal, garantindo oxigênio na água. Também abordou a parte de conscientização e sensibilização dos municípios, no gradeamento, para retirar aquilo que não é do esgoto, como calça velha, absorventes e outros objetos. "Há que se colocar caixa para remoção de areia, antes de começar o tratamento. O maior problema não é o esgoto e, sim o que chega lá, como cabelo e outros materiais", disse, afirmando que o correto sobre o destino do lodo há que montar estação própria de tratamento de lodo, podendo fazer compostagem ou retirada.

Sobre o rendimento, esclareceu que 100% de tratamento jamais chegará a isso. Sendo que hoje há legislações, do CONAMA, que sinalizam para  60% de tratamento mínimo. Lembrou que a licença da CETESB vai até 2018 e, que Itirapina saiu de lagoa defasada para entrar em estação de tramento moderno.

O segundo palestrante do evento, Rodrigo Antonio Vicentim, Fiscal Sanitário abordou sobre as duas bacias hidrográficas: Jacaré Tietê e Corumbataí. Também mostrou a represa do Broa e, outros locais que hoje são explorados pelo turismo e, disse que a bacia do Corumbataí está localizada na zona hidrográfica que abrange a parte superior do rio Tiete. Também comentou sobre os dois principais rios que abastecem o Corumbataí, além de mostrar imagem da Cachoeira do Passa Cinco e, a de São José, com seus 18 metros de altura. Mostrou foto do Rio do Cabeça e, da Cachoeira do Saltão, com 80 metros de queda. Além de indicar os Morros do Bizigueli, Guarita, morros do Cuscuzeiro e do Camelo.

Rodrigo disse que a alta bacia, envolvendo o Corumbataí concentra aguns fragmentos do cerrado e, que a cana de açúcar aparece nas margens. Já a média bacia do Corumbataí apresenta prodominio da cana, com matas ciliares razoavelmente prezervadas. Disse que mesmo em solo muito pobre a cana de açúcar tem avançado e já substitui completamente a vegetação.

Rodrigo enfatizou que a preservação se faz necessário e, que a cana avançou no Estado inteiro, sendo que o turismo é uma maneira de recuperação. Citou que em Brotas há problemas de volume de turistas, no entendimento que o crescimento compromete pontos importantes. Como técnico ambiental disse que é utopia que temos que tornar realidade, com a defesa permanente do meio ambiente, lembrando que no momento do Brasil se fixa na exportação do álcool, sendo que não estamos tirando proveito disso.

E, finalizando o evento, a ex-vereadora com cinco mandatos consecutivos em Itirapina, Anésia Aparecida Rodrigues Schimidt discorreu sobre um breve relato do início da cidade de Itirapina e, enfatizou a importância na continuidade da defesa do meio ambiente.

Nas considerações finais, o autor do Fórum José Longatto agradeceu a presença de todos e destacou convite para o dia 23 de outubro, na cidade de Rio Claro, chamando a todos para reunião do Fórum, que chega em sua etapa final, sendo que as próximas edições do Fórum acontecem nas cidades de Charqueada e Santa Gertrudes. Em Rio Claro, no dia 23, o evento acontece nas dependências da Câmara de Vereadores, 9h30.

O vereador Fábio Belarmino, na condução de presidente do trabalhos agradeceu a presença de todos, em nome prefeito de Itirapira, José Maria Cândido (PMDB). 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Fórum Defesa do Rio Corumbataí José Longatto

Notícias relacionadas