PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE MAIO DE 2019

Instrumentista Marco Abreu receberá Título de Piracicabanus Preaclarus


A homenagem a Marco Abreu é de autoria do vereador Maestro Jonson



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Homenageado é o idealizador do grupo Saxanagem e da Pirajazz Band



Será realizada nesta terça-feira (28), na Câmara de vereadores de Piracicaba, no Salão Nobre Helly de Campos Melges, com início previsto para às 19h30, reunião solene de entrega do Título de Piracicabanus Preaclarus ao  instrumentista Marco Antônio Abreu de Moraes, conforme projeto de decreto legislativo 5/2019, de autoria do vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB).

Natural de Piracicaba, o instrumentista iniciou os estudos musicais em 1979, com o maestro João Romeu Pitoli e o professor Rubens Domingues, para, no ano seguinte, entrar no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Integrou o Projeto 79 e a Banda Sinfônica de Tatuí, sob a regência de José Coelho de Almeida.

Ao longo de sua carreira, Marcos Abreu integrou a Orquestra Professor Benedito Dutra Teixeira, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob regência do maestro Hélio Manfrinato, o Quinteto Lumni, sob a regência do maestro Hugo Baradel, e trabalhou por sete anos na Orquestra Osmar Milani, do SBT, onde tocou saxofone alto, saxofone tenor, saxofone barítono e clarineta em todo o interior de São Paulo, na capital e por vários estados brasileiros.

O homenageado é o idealizador do grupo Saxanagem e da Pirajazz Band, do qual é autor de 70% dos arranjos e fundador e saxofonista dos grupos Sopro com Batuque e do Quarteto Piracicabano de Sopro. Ele também lecionou clarineta, todos os saxofones e flauta transversal no Instituto Formar e, a atualmente, é professor de saxofone e de clarinete na Empem (Escola de música de Piracicaba).

Suas obras musicais estão cadastradas na Universidade de Bloomington – Indiana, no Setor de Desenvolvimento da Música Latina, levadas por Marcos Siqueira Cavalcanti para o mestre David Baker. Abreu já fez shows com os Ostras, Flávia Virgínia e Chico Batera em circuitos alternativos da capital.

A solenidade será transmita ao vivo pela TV Câmara nos canais 8 da Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital, pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br, por meio dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube e pela rádio Câmara Web.



Texto:  Patrícia Moraes Sant'Ana - MTB 24.154


Câmara Jonson Oliveira

Notícias relacionadas