PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE SETEMBRO DE 2019

Inscrições para curso sobre agricultura familiar abrem nesta quinta


Com mesa-redonda, evento irá apresentar atividades desenvolvidas por grupos de extensão sócio-rural da Esalq.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Curso acontecerá no dia 18 de outubro, das 14h às 17h30



Os interessados em participar da mesa-redonda "Circuitos conscientes: do solo ao prato" podem se inscrever a partir desta quinta-feira (19) no site da Escola do Legislativo, com o preenchimento da ficha de inscrição do curso. O evento ocorrerá no dia 18 de outubro, no período das 14h às 17h30, na sala de aula da Escola do Legislativo, no andar térreo do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (com entrada acessível pela rua do Rosário, 833, no Centro).

O curso integra o eixo temático de Educação e Cidadania da Escola do Legislativo e as palestras serão direcionadas a representantes de organizações não-governamentais e à população em geral.

A mesa-redonda será composta por Matheus Grolla Martins, do grupo Terra (Territorialidade Rural e Reforma Agrária), que abordará o tema "Do planejamento do solo"; Giulia Domingues Pedro, do grupo Cajan (Comercialização Justa e Cultura Alimentar), que falará sobre o assunto "Da organização familiar"; Álvaro Luz Alves Coutinho, da Rede Guandu: Produção e Consumo Responsável, que ministrará palestra com o tema "Do acesso ao alimento sadio"; e Letícia Magnin, que tratará do assunto "Da feira ao prato".

As aulas apresentarão as atividades desenvolvidas pelos grupos de extensão sócio-rural da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo) na área de abastecimento por circuitos curtos de comercialização de produtos provenientes da agricultura familiar regional.

Os palestrantes demonstrarão todos os processos envolvidos nesse sistema: o planejamento da área rural para implementação da atividade agrícola, a organização familiar de forma cooperativa para garantir a acessibilidade a mercados, a metodologia de comercialização que garante renda e evita desperdícios de alimentos, e a interação social e pedagógica com o consumidor.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas