PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE SETEMBRO DE 2019

Guardas civis municipais serão homenageados por Coronel Adriana


Profissionais receberão moção pelos relevantes serviços prestados na área de segurança pública do município.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura de autoria da vereadora foi aprovada na 52ª reunião ordinária



Os guardas civis Cláudio José Valverde Ocanha e José Antônio de Souza Oliveira receberão a moção de aplausos 164/2019, de autoria da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), pelos relevantes serviços prestados na área de segurança pública do município. A propositura foi aprovada nesta quinta-feira (19), na 52ª reunião ordinária.

De acordo com o texto da propositura, a passagem pelo Tiro de Guerra de Piracicaba e as experiências adquiridas no serviço, de desafio, aprendizagem, protagonismo e crescimento pessoal foram determinantes para que Cláudio José Valverde Ocanha decidisse trabalhar na área.

Ocanha ingressou na Guarda Civil Municipal há 28 anos, em 25 de março de 1991. Suas funções iniciais foram na Central de Operações (COP), onde se concentram ações de comunicação que envolvem ocorrências, tanto em caráter preventivo como repressivo e o atendimento e redirecionamento das demandas.

Há 10 anos, trabalha na viatura de Patrulhamento Setorial, ao lado do guarda civil José Antônio de Souza Oliveira. Ambos atuam de forma preventiva e operacional, para vários tipos de ocorrências como tráfico de entorpecentes, furto, roubo, homicídio, suicídio, estupro, estelionato e receptação, com foco na zona leste de Piracicaba, que compreende os bairros Jardim Oriente, Água Branca, Cecap, Alvorada, Chapadão, Maracanã, Morumbi e Serra Verde.

José Antônio de Souza entrou para a corporação há 27 anos, em 22 de junho de 1992. Desde de então, trabalha em viaturas do patrulhamento setorial, exercendo atribuições de fiscalização de trânsito, que abrange a aplicação de medidas administrativas e autuação por infrações de circulação, estacionamento e parada.

Somente no primeiro semestre de 2019, os guardas civis realizaram 41 ocorrências. Dentre as de maior destaque, a que aconteceu em 27 de abril deste ano, na rua Pernambuco, nas proximidades do Bar da Diva, no bairro Vila Prudente, marcou a trajetória de ambos na Guarda. A ação teve início com uma denúncia de que um rapaz alto, de óculos, que trajava camisa esportiva e bermuda, estava traficando drogas no local indicado.

O denunciante também disse que o suspeito ocultava os entorpecentes numa placa de imobiliária “Aluga-se”. Após as informações, a equipe formada pelos guardas foi até o local e encontrou o rapaz. Após abordagem e revista pessoal, os profissionais localizaram R$ 256 reais em notas diversas, 16 dólares e 1.000 pesos argentinos.

Além disso, a equipe encontrou nas imediações 13 invólucros de crack e uma grande porção de cocaína, escondidos atrás da placa imobiliária.

O suspeito foi encaminhado ao plantão policial, onde foi constatado que se tratava de um procurado pela Justiça, que continuava na delinquência, sendo, então, ratificada a prisão em flagrante por tráfico de drogas.

“Os guardas civis combatem a violência praticada por bandidos, o que, sem dúvida, é digno de elogios desta Casa de Leis, pois mesmo no exercício de sua função, há aqueles que optam por cruzar os braços e outros que não se deixam vencer pelas agruras da profissão e se destacam pelo desempenho em atuação policial, demonstrando coragem, profissionalismo e comprometimento com a causa pública", elogiou a parlamentar.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Adriana Nunes

Notícias relacionadas