PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE NOVEMBRO DE 2017

Gilmar Rotta destaca anúncio de Hospital da Associação Ilumina


Projeto de lei colocado em votação pelo vereador em 2013 conferiu à entidade utilidade pública municipal; Câmara aprovou doação, pela Prefeitura, do terreno do hospital.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (8 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (9 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (10 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (11 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (12 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (13 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (14 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Gilmar Rotta (PMDB) participou, nesta quarta-feira (1º), do encerramento da 10ª edição da Campanha Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce ao Câncer. No evento, a médica Adriana Brasil, fundadora da Associação Ilumina, anunciou a liberação de R$ 27,5 milhões para a construção do Hospital Ilumina, que terá foco no tratamento do câncer.

A unidade será erguida com recursos oriundos de multa aplicada pelo Ministério Público à empresa Shell, de Paulínia (SP), num terreno doado pela Prefeitura no loteamento Altos do Taquaral, no bairro Pompeia. Na reunião ordinária de 27 de março deste ano, a Câmara autorizou o município a doar a área.

Adriana também comunicou a aquisição de uma carreta que servirá como unidade de tratamento móvel para rastreamento ativo organizado e circulará pela região realizando exames em pacientes assintomáticos.

A médica ressaltou que, "sem os apoios público e privado, não teria sido possível conquistar essa realização" e aproveitou para agradecer a Gilmar Rotta a ajuda na conquista de utilidade pública municipal da Associação Ilumina, ao deputado estadual Roberto Morais (PPS), na de utilidade pública estadual, e ao secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim (PPS), na de utilidade pública federal.

Segundo ela, "graças a essas parcerias, o Ministério Público do Trabalho pôde verificar a proximidade da associação com o município e, com isso, confirmar que está dentro dos parâmetros necessários para o recebimento da verba" da multa aplicada à Shell.

Gilmar Rotta aproveitou a oportunidade para parabenizar toda a equipe da associação pelo trabalho realizado e pela conquista concretizada. "Tenho certeza de que essas unidades, móvel e fixa, virão para somar com a Secretaria Municipal de Saúde", disse o parlamentar, que entregará moção de aplausos à entidade em reconhecimento aos dez anos da Campanha Ilumina.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, disse que a conquista "irá resolver vários problemas da saúde" na cidade e destacou a atuação da Ilumina na assistência oferecida às pessoas carentes. "Esse modelo de gestão em saúde servirá de referência a toda a região de Piracicaba", ressaltou.

O prefeito Barjas Negri (PSDB) reforçou a projeção. "Piracicaba se tornará referência na área de saúde para toda a região."

Roberto Morais parabenizou a Associação Ilumina e agradeceu a parceria formada e "a paciência dos envolvidos com o projeto".

HOSPITAL - A previsão do término das obras da unidade fixa, após a aprovação de todos os documentos necessários, é de 18 meses. A unidade contará com toda a estrutura necessária para a realização de consultas, exames e cirurgias.

A expectativa é de que sejam realizados, anualmente, 20 mil mamografias, 16.300 exames papanicolau, 10.370 consultas especializadas, 74.553 atendimentos, 15 mil consultas de teledermatologia, 3 mil cirurgias ambulatoriais e 61.183 procedimentos especializados.

O Hospital Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce será instalado num terreno de aproximadamente 10 mil metros quadrados e cerca de 3 mil metros quadrados de construção. O prédio contará, inicialmente, com quatro alas de oncologia de mama, colo de útero, pele e boca; com o tempo, o objetivo é ampliar para o tratamento de intestino e pulmão.

UTILIDADE PÚBLICA - A utilidade pública municipal da Associação Ilumina veio com a aprovação, em 28 de fevereiro de 2013, do projeto de lei 39, de 2011, de autoria do ex-vereador Walter Ferreira da Silva, o Pira, falecido em abril do mesmo ano. O projeto foi colocado em votação após ser desarquivado por Gilmar Rotta, que foi assessor de Pira.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Redação


Saúde Gilmar Rotta

Notícias relacionadas