PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE MAIO DE 2018

Gilberto Beltrame destaca projeto ambiental da escola Manasses Pereira


Escola de período integral, do Jardim Monte Líbano desenvolve projeto de extensão, na defesa da educação ambiental, cidadania e sustentabilidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Professor Gilberto João Beltrame






O professor e coordenador da área de ciências, da Escola Estadual "Prof. Manasses Ephrain Pereira", localizada no bairro Monte Líbano, Gilberto João Beltrame ocupou a Tribuna Popular, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na 29ª reunião ordinária de ontem (21), para destacar a extenção de projeto ambiental desenvolvido com os alunos, com foco na educação ambiental, cidadania e sustentabilidade, quando abordou a temática: Eletiva – Viveiro Educador.

Beltrame destacou a proposta de fazer algo diferente, na disciplina eletiva, o que resultou no Projeto Viveiro Educador, iniciado em 2015, na utilização de pequenos espaços, em horta vertical. Num segundo momento, o projeto se pautou no trabalho com material reciclável, tendo como disciplina o aprendizado de matemática e ciências.

Beltrame também comentou sobre o descobrimento de outros espaços a serem trabalhados na escola, como a utilização de área ociosa, onde alunos limparam a área, iniciando um projeto pequeno que começou a ganhar força, sendo que a primeira colheita foi a cultura de milho e, hoje há diversidade na produção.

"O aluno se apropria como espaço dele", ressalta o educador, para mostrar que o alimento que era jogado fora agora vira material orgânico. Na primeira colheita, foi de alface, que depois é levado para casa, em função da Merenda Escolar não permitir que se use esta produção na rede pública.

"Houve o incentivo de muitas crianças que agora passam a produzir em casa. Transformaram um espaço que era todo mato, ocioso, agora é espaço útil, de conhecimento, sem nada de produto químico, despertando o interesse próprio. Eles produzem e tem o prazer de levar os produtos para casa", disse.

Beltrame também mostra que o projeto alterou comportamentos, sendo que muitos passaram a comer alface. O projeto possibilitou a formação de parcerias, com algumas ONGs, incluindo a Apta, do governo do Estado, o que começou a mudar pensamentos. Não é só horta, e sim mudança de conceito e postura, que possibilita o crescimento de crianças da periferia.

Em aparte, o vereador Isac de Souza (PTB) parabenizou a iniciativa, que ajuda em muito os alunos do Manasses.

Encerrando suas considerações, Beltrame falou da replicabilidade, envolvendo a Unimep, Esalq, Ilha Solteira e Lar Betel.

A vereadora Nancy Thame (PSDB) também se manifestou sobre o assunto apresentado pelo professor, no despertar de valores e consentimento de trabalho coletivo.

O vereador Osvaldo Airton Schiavolin, o Tozão (PSDB) também parabenizou Gilberto e, reiterou a sugestão de projeto similar para escolas municipais.

O vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB) também parabenizou o projeto, com destaque na sabedoria do aluno, sendo que em cada cultura o aluno explica todo o processo. O parlamentar ainda considerou a disposição dos professores, que bancam o próprio projeto.

A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronal Adriana também elogiou a iniciativa, nas escolas integrais. E, rogou que este projeto seja extensivo a outras escolas, a exemplo da Dario Brasil, que tem cinco mil metros quadrados e muito espaço ocioso, e a Pedro Morais Cavalcante que também tem espaços não aproveitados.

O vereador Dirceu Alves da Silva (SD) também reiterou a importância do projeto, lembrando que a agricultura cria valores. Dirceu disse ter orgulho de ter nascido e criado no sítio.

O vereador Wagner Alexandre de Oliveira, o Wagnão (PHS) também cumprimentou o professor Beltrame e falou dos projetos da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), em parceria que poderia ser estabelecida.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas