PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE ABRIL DE 2018

General do Exército Brasileiro receberá Medalha de Mérito Legislativo


Projeto de decreto legislativo, dos vereadores Laércio Trevisan Jr. (PR) e Wagner Oliveira (PHS), foi aprovado na 17ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O general de Exército Brasileiro João Camilo Pires de Campos completou, em fevereiro, 48 anos de serviço, passando por 24 diferentes unidades do Exército no Brasil, por isso receberá Medalha de Mérito Legislativo, por meio do projeto de decreto legislativo 25/2018, dos vereadores Laércio Trevisan Jr. (PR) e Wagner Oliveira, o Wagnão (PHS). A propositura foi aprovada pela Câmara na 17ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (5).

"O general Campos foi o único comandante do Comando Militar Sudeste que visitou todas as unidades do Tiro de Guerra, inclusive em Piracicaba, demonstrando exemplo de liderança, responsabilidade e comprometimento com a Instituição", disse o parlamentar.

João Camilo Pires de Campos nasceu em Campinas, em 23 de abril de 1954. Incorporou ao Exército em 28 de fevereiro de 1970. Foi declarado aspirante-a-oficial da arma de artilharia em dezembro 1976.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 1986; a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 1991 e 1992; e o curso de Política e Estratégia e Alta Administração do Exército em 2003.

Comandou o 32º Grupo de Artilharia de Campanha — Grupo Dom Pedro I, em Brasília. Foi instrutor da Escoal de Aperfeiçoamento de Oficiais, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. No exterior, instruiu na Academia de Guerra da Força Terrestre e do Instituto Nacional de Guerra, do Equador.

Entre as funções exercidas, foi oficial de operações da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (Natal, RN), chefe de seção do Centro de Comunicação Social do Exército, gerente da Divisão de Interação do Ensino nas Forças Armadas, do Ministério da Dedesa, e assessor militar do Ministro da Defesa.

Como oficial-general, comandou a Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército — AD Cordeiro de Farias — e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército — Escola Marechal Castelo Branco. Foi subchefe de doutrina militar terrestre do Estado-Maior do Exército. Comandou, também, a 2ª Região Militar - "Região das Bandeiras" e o Comando Militar do Sudeste. A última função foi de chede do Departamentod e Educação e Cultura do Exército.

Já foi agraciado com a Ordem do Cruzeiro do Sul, pelo governador do Estado de São Paulo, do Mérito Militar, Naval, Aeronáutico e da Defesa; com a Medalha Miltiar de Ouro, com passador de Platina; com a Medalha do Pacificador; com a Medalha Mallet; com a Estrela do Mérito Militar das Forças Armadas do Equador; com a Medalha da Ordem do Ipiranga — São Paulo; com a Medalha Jorge Tibiriçá — São Paulo; com o Título de Cidadão Honorário de Capivari (SP) e com o Título de Cidadão Itapetiningano.

Como comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército integrou o Fórum de Reitores das Universidades do Rio de Janeiro e, atualmente, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Campos foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2014. 



Texto:  Lucas Lima
Supervisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Laércio Trevisan Jr Wagner Oliveira

Notícias relacionadas