PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE SETEMBRO DE 2019

Fórum de Educação Financeira e Empreendedorismo agrega Empregabilidade


Novo PDL de André Bandeira revitaliza esta iniciativa em Piracicaba, com destaque na empregabilidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Fórum de Educação Financeira, Empreendedorismo e Empregabilidade



Debater assuntos relacionados a planejamento financeiro, realinhando os hábitos de consumo, visando preservar a integridade do planeta para as futuras gerações, o combate ao analfabetismo financeiro, com a conscientização e importância do equilíbrio financeiro para o bem-estar individual e social.

Com esta premissa, desde o ano de 2018, o vereador André Bandeira (PSDB) mantém as discussões sobre este setor em Piracicaba. No projeto de decreto 33/2019, em tramitação na Câmara desde o dia 18 de setembro e, que segue para análise das comissões internas, antes de vir a plenário nas próximas reuniões ordinárias, o parlamentar defende a inclusão do termo empregabilidade, na composição temática do Fórum.

Na propositura, o parlamentar requer alterações de dispositivos do decreto legislativo 56/2018, também de sua autoria, que institui na Câmara de Vereadores de Piracicaba, o Fórum Municipal Permanente de Educação Financeira e Empreendedorismo, que agora acresce o termo Empregabilidade.

As ações do Fórum contam com o apoio da Câmara de Vereadores de Piracicaba, através de todos os departamentos técnicos e de suporte da Casa de Leis. 

A coordenação será exercida pelo vereador proponente que se responsabiliza pela promoção de encontros periódicos para desenvolvimento das atividades afeitas às suas finalidades.

O Fórum tem como objetivo: debater assuntos relacionados a planejamento financeiro, realinhando os hábitos de consumo, visando preservar a integridade do planeta para as futuras gerações, o combate ao analfabetismo financeiro, com a conscientização e importância do equilíbrio financeiro para o bem-estar individual e social.

Promover a troca de experiências e ideias sobre o assunto, discutir avanços relacionados ao tema, abrir espaço aos profissionais ligados à área para palestras sobre o tema, proporcionar as novas gerações a oportunidade de construir uma vida sustentável financeiramente, possibilitar projetos que integram a educação financeira e valores de cidadania e desenvolver novos hábitos e comportamentos em relação ao dinheiro.

A Câmara poderá firmar parcerias ou convênios com as empresas privadas, associações e entidades, para a obtenção de recursos, materiais e estrutura para a realização das atividades.

O Fórum Permanente abrange a discussão de todos os segmentos do setor cooperativista.

Na justificativo do projeto, o vereador André Bandeira avalia que o consumismo e a falta de planejamento financeiro, tem se tornado uma prática comum em grande parte da população, sendo que o sistema capitalista no qual estamos inseridos, nos leva com rapidez para o consumo exacerbado.

Em função disso, muitos jovens e adolescentes, sem compreenderem o verdadeiro valor do dinheiro e as consequências que a falta do mesmo pode causar, se tornam seres cada vez mais consumistas.

A consideração é que o crescimento do país só pode acontecer quando crianças, adolescentes e jovens recebem informações significativas quanto ao seu desenvolvimento financeiro, formação como cidadão atuante e comprometido com o desenvolvimento de sua nação, lembrando que esse futuro cidadão brasileiro poderá influenciar, de acordo com seu preparo, e muito, a economia de seu país.

Um cidadão que receba orientação e formação financeira, terá mecanismos suficientes para não cair no consumo excessivo, não ficará refém dos juros exorbitantes cobrados pelas instituições financeiras, podendo preparar melhor seu consumo e planejar seu futuro de forma consciente e responsável. Isso só será possível em um país com uma população menos endividada.

O crescimento atual da economia, a melhoria das classes sociais e do padrão de vida da população vem de encontro com a necessidade das famílias de terem consciência econômica.

A educação financeira visa coibir o consumismo desenfreado, que é divulgado pela mídia televisiva e escrita periodicamente, e sanar a falta de visão na necessidade de se preparar financeiramente, ou seja, a importância da educação financeira é no intuito de dar ferramentas para que crianças, adolescentes e jovens possam perceber que podem ter uma vida melhor, construindo um país mais estruturado e próspero.

A educação financeira, mostra-se mais eficiente quando o cidadão é preparado desde a infância para assumir esse encargo. A falta de conhecimento mínimo daquelas pessoas em finanças pessoais, que lhes permitisse perceber as vantagens e desvantagens dos instrumentos financeiros a que passaram a ter acesso, levou-se a elevado endividamento e a posterior inadimplemento.

A orientação às crianças e adolescentes de como lidar com seu dinheiro se mostra de suma importância.

O Fórum visa guiá-los, demonstrando formas de realizar um planejamento das suas finanças pessoais, de uma forma didática, saudável e sustentável e irá transmitir conceitos básicos de economia, estimulando hábitos de poupança e instruindo o cidadão sobre as diversas formas de investimentos existentes no mercado, demonstrando com clareza a importância de poupar e investir para o futuro.

Nos países desenvolvidos a educação financeira tradicionalmente cabe às famílias, e à escola cabe o reforço desse ensinamento.

"Implantando este conteúdo em escolas municipais, técnicas e de ensino superior, visamos enfatizar esse ensinamento necessário. Crianças e adolescentes devem receber esse tipo de orientação, evitando, por exemplo, o endividamento e comprometimentos inesperados. A adoção de princípios básicos de planejamentos e controle financeiro ira possibilitar a esses alunos o rápido alcance das metas estabelecidas, além de aprenderem a planejar a sua vida financeira."

"É importante ressaltar ainda que ao se ensinar aos jovens o controle de suas finanças, consequentemente, acaba-se por envolver toda a família, já que o conhecimento é transmitido pelas pessoas, gerando um verdadeiro “ciclo virtuoso” do conhecimento. Veja que a proposta ora apresentada não institui nova disciplina na grade curricular do sistema de ensino, mas apenas cria um mecanismo para levar informação de conscientização às pessoas sobre a importância do equilíbrio das contas para o bem-estar individual e social."

"As tentações de todas as espécies que se espalham por vitrines e agora por sites de compras na internet podem ser uma armadilha para as pessoas menos preparadas para lidar com as finanças pessoais - e o resultado costuma ser uma dor de cabeça por muito tempo."

"Este Fórum é de suma importância, visto que contribuirá para a criação de uma nova geração de pessoas independente financeiramente, aprendendo desde cedo a utilizar o dinheiro de maneira saudável e consciente e visa ainda combater o ciclo de pessoas e famílias endividadas e inadimplentes financeiramente para criar e desenvolver uma nova geração sustentável financeiramente."

Leia mais: 

Câmara aprova criação de Fórum de Educação Financeira

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Fórum Educação Financeira, Empreendedorismo e Empregabilidade André Bandeira

Notícias relacionadas