PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE DEZEMBRO DE 2018

Fechamento da série #PiraInclusiva destaca acessibilidade na Câmara


Protagonistas do último vídeo também relatam dificuldades encontradas na infraestrutura da cidade e da formação social da população



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Vídeos da série #PiraInclusiva tiveram tradução em Libras

Vídeos da série #PiraInclusiva tiveram tradução em Libras
Foto: Comunicação (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Último episódio da série #PiraInclusiva vai ao ar nessa terça-feira

Último episódio da série #PiraInclusiva vai ao ar nessa terça-feira
Foto: Comunicação (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Último episódio da série #PiraInclusiva vai ao ar nessa terça-feira

Último episódio da série #PiraInclusiva vai ao ar nessa terça-feira
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução

Vídeos da série #PiraInclusiva tiveram tradução em Libras



Apesar do conhecimento acerca das deficiências e das limitações que cada uma encontra no município, ainda é preciso avançar muito na inclusão de todos. O último vídeo da série #PiraInclusiva — que vai ao ar nesta terça-feira, 11 — é composto pelos protagonistas dos quatro vídeos anteriores, que elencam as dificuldades encontradas no dia a dia. Nesse episódio, também é destacada a atuação da Câmara em prol da inclusão.

A implantação de rampas de acesso, piso tátil, semáforos sonoros, banheiros adaptados, aplicação da escrita em Braille e disseminação da Libras (Língua Brasileira de Sinais) são algumas das necessidades reivindicadas pelos entrevistados. "Queremos respeito", impõem, ao citar a falta de conhecimento que gera preconceito. "Muitas delas não sabem se podem se aproximar, ficam com medo de ser contagioso", dizem no vídeo.

#PiraInclusiva é o primeiro produto do Departamento de Comunicação da Câmara com recursos de acessibilidade para qualquer deficiência, pela inclusão da Libras, legendas ou audiodescrição. O projeto foi desenvolvido em parceria com o gabinete do vereador André Bandeira (PSDB), parlamentar que também discorre, no vídeo, sobre as conquistas da Câmara em acessibilidade: rampas de acesso para deficientes físicos, banheiros adaptados e transcrição em tempo real das reuniões ordinárias para a Língua Brasileira de Sinais.

PRODUÇÃO – Produzido e idealizado pelos estagiários de jornalismo Débora Bontorim, Fernanda Rizzi, Lucas Lima e Thaís Passos, do Departamento de Comunicação, sob a supervisão da diretora Valéria Rodrigues, os vídeos têm a captação e edição de imagens feita pelo estagiário de cinema e audiovisual Thales Medeiros, com apoio do cinegrafista da Casa, Gustavo Annunciato, e da estagiária de vídeo Nathalia Zambrim, da TV Câmara.

Os vídeos tiveram o apoio das entidades Avistar, AAPP (Associação dos Amigos e Paradesportistas de Piracicaba), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Apaspi (Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba) e contam com a tradução em Libras feita pelo estagiário da Rádio Câmara Web, Jorge Ribeiro.

O primeiro vídeo da série #PiraInclusiva foi postado na segunda-feira passada (3), com tema da deficiência visual; na última terça-feira (4), o episódio foi sobre deficientes físicos; na quarta-feira (5), foi a vez dos deficientes intelectuais e o penúltimo episódio, postado nessa segunda (10), abordou a deficiência auditiva.

Todos vídeos podem ser conferidos no Facebook da Câmara ou no canal do Youtube.



Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Câmara Inclusiva André Bandeira

Notícias relacionadas