PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

16 DE JULHO DE 2013

Exposição sobre Revolução de 1932 motiva doações ao acervo da Câmara


A exposição com materiais sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, no hall do prédio anexo da Câmara, também tem recebido, além de visitantes, contribuições va (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


A exposição com materiais sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, no hall do prédio anexo da Câmara, também tem recebido, além de visitantes, contribuições valiosas.

Isso porque a mostra com aproximadamente 60 fotos de piracicabanos que integraram o levante tem motivado familiares de combatentes e voluntários da época a contribuírem com a ampliação do acervo.

Desde a abertura da exposição, no último dia 3, duas pessoas já enviaram fotos de participantes da Revolução. A ideia de exibir o maior número de retratos dos combatentes e voluntários de 1932 partiu de Fábio Bragança, historiador da Câmara.

"Pensamos em fazer um diferencial, ao dar um rosto aos combatentes da Revolução, porque geralmente os conhecemos só de nome. E isso tem estimulado os visitantes a trazer novas fotos, de grandes personalidades da cidade", comenta.

Mas ainda há um longo caminho para recuperar os retratos de todos os piracicabanos que participaram do levante de 1932, já que se estima em 2 mil o número de pessoas que representaram a cidade na Revolução, entre combatentes e voluntários ––os quais, como explica Bragança, "não necessariamente foram ao front de batalha, como, por exemplo, os que enviaram mantimentos ou foram costureiras de farda".

Quem quiser contribuir com a exposição deve procurar o acervo histórico da Casa de Leis, coordenado por Bragança. As imagens enviadas serão catalogadas e, depois, devolvidas.

Além das fotos, que foram dispostas em um mural, a mostra organizada pela Câmara conta com cartazes e livros da época, objetos do ex-combatente Joaquim Moreno, lista com os nomes dos revolucionários e bandeiras e flâmulas usadas no levante.

A exposição segue até o próximo dia 26, no hall do prédio anexo da Câmara, na Rua do Rosário, 833. Visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada é gratuita.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Exposição

Notícias relacionadas