PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE FEVEREIRO DE 2015

Exposição reúne 40 obras de artista brasileiro radicado no Canadá


Imaginando o Brasil está em cartaz até o dia 27 no hall da Câmara



EM PIRACICABA (SP)  

Obra O Corso pode ser vista na mostra de Márcio Melo

Obra O Corso pode ser vista na mostra de Márcio Melo

O bloco carnavalesco O Galo da Madrugada ganhou releitura do artista

O bloco carnavalesco O Galo da Madrugada ganhou releitura do artista

Escolas de Samba do Rio de Janeiro está entre as obras expostas

Escolas de Samba do Rio de Janeiro está entre as obras expostas

O artista plástico brasileiro Fábio Melo, radicado desde 1987 no Canadá

O artista plástico brasileiro Fábio Melo, radicado desde 1987 no Canadá
Salvar imagem em alta resolução

Obra O Corso pode ser vista na mostra de Márcio Melo



As cores do Carnaval e as diferentes manifestações culturais do país estão representadas na exposição Imaginando o Brasil, com obras de Márcio Melo, artista plástico brasileiro radicado há 28 anos no Canadá. As visitas seguem até o dia 27, no hall do prédio administrativo da Câmara. 

Sob curadoria de Fábio Bragança, historiador da Câmara, a mostra reúne 40 trabalhos, produzidos por Melo em 2005 para celebrar o Ano Internacional do Brasil na França. Ao confeccionar os trabalhos, o artista utilizou a técnica acrílica sobre papel. Para a mostra na Câmara, as obras foram enviadas por e-mail e Bragança fez as impressões em papel.

Originalmente, a série foi exposta na Aliança Francesa de Ottawa, com a participação da Embaixada do Brasil de Ottawa. “Fiquei muito feliz com o sucesso destes trabalhos e gostaria de encorajar outros artistas brasileiros a continuar se inspirando e mostrando as cores deste país fascinante”, diz Melo, em texto publicado em sua página no Facebook.

As obras também foram utilizadas em livros didáticos no Brasil e uma delas integrou a capa de um CD de músicos cubanos radicados em Nova York, que compuseram músicas inspiradas em ritmos brasileiros. “A mostra tem como objetivo tornar a arte acessível à população e a democratização da cultura”, detalha o artista, que mantém seu estúdio em Quyon, na província de Quebec. 

Ao percorrer o hall da Câmara, o público tem a possibilidade de conferir leituras sobre personagens típicos dos festejos carnavalescos, como o mestre-sala e porta-bandeira do mais famoso Carnaval do país, no Rio de Janeiro. Além do frevo, do corso e do bumba-meu-boi, o artista apresenta sua visão de dois diferentes tipos de maracatu: o de Baque Virado e o de Baque Solto.

A seleção contempla ainda pássaros, o mico-leão-dourado e aspectos tradicionais da cultura brasileira, a exemplo da pesca indígena e da capoeira. “A minha primeira volta ao Brasil foi tão fascinante que eu mal podia olhar para um coqueiro sem me comover, era como se estivesse vendo tudo pela primeira vez”, diz Melo, em depoimento que compõe a exposição. 

No mesmo período em que expõe na Câmara, Melo apresenta seus trabalhos em outros espaços canadenses, nas cidades de Shawville, Ottawa, Wakefield e Ontario. O artista já participou de mostras nos Estados Unidos e na Alemanha, além do próprio Brasil. Ele é formado em arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco e mudou-se em 1987 para o Canadá, onde frequentou a Universidade de Quebec.

O artista também tem se dedicado, nos últimos 12 anos, ao programa Les artistes a l'ecole (Artistas na Escola), em que executa murais com estudantes das escolas de Quebec e transmite conceitos de cooperação, ordem e equilíbrio. Vídeos sobre esse trabalho, que totaliza mais de 150 murais, podem ser vistos no site de Melo.

SERVIÇO – Exposição Imaginando o Brasil, do artista plástico Márcio Melo, no hall do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (rua do Rosário, 833, Centro). Visitas até 27 de fevereiro, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-6500.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Exposição

Notícias relacionadas