PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE FEVEREIRO DE 2013

Exposição: “Os Carnavais” explora a maior festa do mundo


Da folia nas ruas, em escolas ou em blocos, das matinês em clubes, com fantasias de diferentes épocas e lugares, em Piracicaba, no Peru ou na Alemanha, a exposição (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Da folia nas ruas, em escolas ou em blocos, das matinês em clubes, com fantasias de diferentes épocas e lugares, em Piracicaba, no Peru ou na Alemanha, a exposição “Os Carnavais”, aberta na Câmara de Vereadores de Piracicaba, apresenta panorama amplo da festa que – amem ou odeiem – não apenas está no calendário oficial do País como também reflete as transformações da sociedade ao longo do tempo. “Acho que por estas fotos e adereços é possível fazer uma leitura sobre a forma de comemorar este período ao longo das últimas décadas”, avalia Fábio Bragança, historiador do Legislativo e curador da exposição, montada junto com a estagiária de História, Nara Marino.

“Os Carnavais” é dividida em blocos de fotografias de diferentes momentos da folia em Piracicaba – a maior parte das imagens que compõem a mostra foi doada por Adele Françoso. Inicia-se nos anos 1960/1970 com as escolas de samba nas ruas, passada pelos anos 1980/1990 com os tradicionais bailes de clubes, como Cristóvão Colombo e Atlético Piracicabano, e apresenta ainda a diversidade dos blocos de rua, como a Cucagna, em Santana/Santa Olímpia, e a Banda Sapucaia, a abertura “oficial” do Carnaval de Piracicaba, realizada a uma semana da folia – neste ano, aconteceu no sábado passado, 2, quando cerca de 40 mil pessoas desceram a rua Morais Barros.

Além do Carnaval de Piracicaba, a exposição também traz as diversas referências da festa em outras cidades, como o Rio de Janeiro e São Paulo com as grandes escolas de samba, e Salvador (Bahia) e Olinda (Pernambuco), onde o axé, o frevo e os bonecos gigantes tomam as ruas. Há ainda a história e as letras de 11 das mais famosas marchinhas – ‘Seu cabelo não nega’ e ‘Allah-lá-ô’, entre elas – adereços de outros carnavais da cidade e textos sobre a história da festa e de quando começou a ser comemorada no Brasil, em 1840, quando os foliões começaram a sair nas ruas no Rio de Janeiro.

O visitante também pode interagir com exposição abrindo as gavetas do hall do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, onde está montada ‘Os Carnavais’. Ali, é possível obter informações sobre curiosidades da festa e saber mais a respeito da folia que sintetiza as belezas e mazelas o País. “A partir deste material, o visitante poderá obter uma visão ampla a respeito do Carnaval, podendo tirar as próprias conclusões sobre as diferenças do passado e presente”, disse.

SERVIÇO – Exposição ‘Os Carnavais’. Hall do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (entrada pela Rua do Rosário), das 8 às 17 horas. Entrada gratuita. Até 28/2.

Texto: Erich Vallim Vicente MTb 40.337
Fotos: Fabrice Desmonts MTb 22.946



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Câmara Exposição

Notícias relacionadas