PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

02 DE OUTUBRO DE 2013

Exposição "O Efeito Beija-Flor"


Em prol da Casa do Bom Menino



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


A exposição "O Efeito Beija-Flor, realizada de 1 a 28 de outubro, faz parte de um projeto que une arte e solidariedade. A iniciativa Barce Foundation, criado pelos artistas plásticos Marcelo Gimenes (piracicabano residente na Holanda) e Jaap Snijder, em prol da Casa do Bom Menino  de Piracicaba – entidade que beneficia mais de 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que está comemorando 50 anos de fundação.

Os artistas doaram 35 gravuras únicas e emolduradas (43 cm x 33 cm), que estão expostas durante o mês de outubro e serão sorteadas em coquetel no dia 28 de outubro na Câmara de Vereadores de Piracicaba.

A partir do dia 24 de julho, os voluntários e amigos da Casa do Bom Menino oferecem números para uma rifa das 35 gravuras, no coquetel de encerramento da exposição. Os números para o sorteio serão vendidos ao valor de R$10 e a renda revertida integralmente à Casa do Bom Menino. A expectativa é a venda de 4 a 8 mil números.

 “O Efeito Beija-Flor é um projeto de nível internacional e tem o intuito de conscientizar a população mundial sobre a necessidade de apoio aos mais necessitados”, explica Gimenes, que estará em Piracicaba no evento.

Criado pela Barce Foundation, em 2010, o projeto é baseado numa lenda tupi-guarani. Conta a história que um beija-flor, ao ver a floresta em chamas, carregava água em seu minúsculo bico, na intenção de apagar as chamas. Os outros bichos disseram a ele que não adiantaria em nada o seu esforço. Ele era muito pequeno e deveria desistir, insistiram. "É verdade, mas eu tenho que tentar. Isso é a única coisa que eu posso fazer. Estou só fazendo a minha parte. Se todos fizessem a sua parte, por menor que possa parecer, o mundo seria um lugar melhor".

A Barce Foundation

A Fundação Barce é uma iniciativa dos artistas plásticos Marcelo Gimenes e Jaap Snijder e tem como objetivo principal iniciar e financiar projetos culturais para adultos e crianças carentes no Brasil e na Holanda com foco especial em deficientes físicos e mentais.

Através de contato com organizações especializadas a Fundação Barce vem facilitar o intercâmbio entre instituições holandesas e brasileiras tornando possível desta forma a troca de conhecimento e experiências entre os dois países.

A Fundação Barce não tem fins lucrativos e arrecada fundos através da venda de obras de arte a preços accessíveis. O valor das vendas é totalmente revertido à fundação.

A Casa do Bom Menino

A Casa do Bom Menino é um Abrigo que atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. Oferece moradia, proteção integral e condições para o bom desenvolvimento.

O abrigo conta com um projeto político pedagógico, visando ao compromisso com a educação e formação de cidadãs e cidadãos através da educação para valores, cultivando a convivência a partir de princípios de dignidade e respeito a todos, orientados a uma cultura de paz.

São 50 anos de atividades em prol de crianças e adolescentes. É uma história longa de dedicação e amor à causa daqueles que vivem sob risco social. O saldo dessa história, até aqui, tem sido bastante positivo, graças aos profissionais e voluntários que passaram pela entidade, deixando sua inestimável contribuição.

Serviço:
Exposição "O Efeito Beija-Flor"
Visitação: De 1 a 28 de Outubro
Segunda a Sexta: Das 8h às 17h
Local: Hall de Exposições da Câmara
Rua do Rosário, 833 - Centro | Piracicaba

 



Texto:  Fábio Bragança


Exposição

Notícias relacionadas