PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE AGOSTO DE 2013

Exposição na Câmara recupera origem de nomes de ruas


Instalada no hall do prédio anexo da Câmara, será aberta nesta terça-feira (6) a exposição "Caminhos da Nossa História". A mostra, que segue até o próximo dia 30, u (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


Instalada no hall do prédio anexo da Câmara, será aberta nesta terça-feira (6) a exposição "Caminhos da Nossa História". A mostra, que segue até o próximo dia 30, usa dezenas de fotos para contar o passado de personalidades e lugares que hoje dão nome a ruas de Piracicaba.

A ideia de realizar a exposição surgiu após o vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), propor ao Executivo que fossem incluídas, no atual modelo de placas de identificação de logradouros, informações relacionadas ao nome escolhido. Na indicação 2.292/2013, o parlamentar pede "que seja avaliada a possibilidade de se estabelecer como meta a substituição gradativa" das atuais placas pelo novo modelo.

Se a sugestão de Capitão Gomes for acatada pela Prefeitura, as placas de denominação passariam a contar, logo abaixo do nome estampado nelas, de uma pequena apresentação ––por exemplo, a placa que identifica a "rua Tiradentes" viria acompanhada de "mártir da Inconfidência Mineira".

"Assim como a rua Moraes Barros é uma homenagem do município ao ex-presidente da Câmara de Vereadores e primeiro presidente civil do Brasil, muitas ruas, avenidas, praças, alamedas, largos, vielas, travessas e estradas municipais ganham nomes de personalidades que, por alguma razão, deixaram sua contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade", afirma Capitão Gomes.

"Porém, nem todos os logradouros carregam os nomes de pessoas ou fatos marcantes e de grande repercussão local, nacional ou internacional, o que torna boa parte de nossas ruas denominada por ilustres desconhecidos", continua o vereador. "Para corrigir tal distorção, defendemos que, gradativamente, seja adotado um novo formato de placas para a identificação dos logradouros de Piracicaba, inspirado no modelo já implantado na cidade do Rio de Janeiro."

É importante lembrar que todo projeto de lei para a denominação de vias, áreas ou prédios públicos já contém o histórico que justificou a escolha do nome. A denominação é o passo inicial, por exemplo, para que uma rua ganhe o código de endereçamento postal dos Correios e seus moradores possam receber correspondências.

Fábio Bragança, historiador da Câmara e curador da mostra, explica que a escolha do tema também foi motivada pela comemoração, neste mês, do aniversário de Piracicaba. "Selecionamos 35 nomes de ruas e avenidas das cinco regiões da cidade (norte, sul, leste, oeste e Centro), com o objetivo de expor o significado deles, contando um pouco de sua história."

Coube ao fotógrafo da Câmara Davi Negri retratar cada local, tendo as placas de identificação como ponto de partida. "As ruas, os caminhos que percorremos fazem parte da nossa vida e de nossa trajetória", enfatiza Fábio Bragança. "Essa exposição pretende trazer uma fatia desse universo e mostrar a variedade e a importância histórica dessas ruas, que poucos param para refletir sobre seus significados."

O historiador cita as ruas do Comércio (hoje Governador Pedro de Toledo) e da Matriz como exemplos de como, antigamente, as vias públicas eram nomeadas de acordo com sua "serventia". "Elas não eram nomeadas por força de lei; eram as pessoas, com a força do hábito, que denominavam as ruas."

"Foi ainda na primeira metade de 1900 que as denominações de ruas e avenidas ganharam força de lei e os nomes passaram a ser de personalidades de nossa história, tanto local como nacional, bem como nomes que homenageiam datas e fatos importantes", completa Fábio Bragança.

Com entrada gratuita, a exposição "Caminhos da Nossa História" pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no hall do prédio anexo da Câmara, na rua do Rosário, 833. Além de curador, Fábio Bragança responde pela pesquisa, organização e montagem da mostra, juntamente com Fernanda Toledo Eloy. A exposição contou ainda com a participação de Israel Martins Boschetti e Marcelo Bongagna.

 

TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918

FOTO: Divulgação



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Câmara Exposição

Notícias relacionadas