PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE JUNHO DE 2015

Exposição " Alegorias e Retratos"


Artista João di Souza"



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


Trata-se de um projeto contendo xilogravuras sobre papel no qual o assunto gira em torno de amigos. Com a xilogravura, o desenho tornou-se pela primeira vez tecnicamente reprodutível.

Para construir uma obra onde o retrato tradicional obtivesse uma roupagem mais abrangente e não apenas o ato de observar e pintar, desenvolvi alguns critérios para selecionar modelos que me permitissem ir além das aparências, para atingir o interior rico de cada componente. Naturalmente os modelos eram, ou tornaram-se, grandes amigos, assim minhas relações pessoais, profissionais, não ficaram muito longe da minha paleta.

O que de início possa parecer puramente documental, na verdade atingiu tal profundidade que as vezes me pegava achando que olhava a mim mesmo, e o retrato dos outros se tornava meu "auto retrato".

No momento da seleção, achei necessário coletar e arquivar alguns itens fundamentais para a construção da pesquisa, pois se tornaria também, fonte paralela de consulta. Entre eles: biografia, fotos coloridas e preto e branco, além de um questionário extremamente pessoal e íntimo.

O período entre pesquisa e elaboração das obras durou três anos, no final, percebi que o tempo da fatura sedimentou a essência contida em cada rosto, fazendo da história de um a história de todos.

Texto: Fábio Bragança | João di Souza



Texto:  Fábio Bragança


Exposição

Notícias relacionadas