PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE MAIO DE 2015

Exposição "A Arte Bruta"


Obras do paulistano Tito Cunha



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


A exposição que a Câmara de Vereadores abre nesta quarta-feira, 6, às 14h, promete prender a atenção do público pela riqueza de detalhes e inquietar as mentes mais criativas. Arte Bruta, de Raul Cunha Jr. (ou Tito Cunha), trata da ressignificação do cotidiano através do olhar intuitivo de um artista. Sem apelar para o discurso banalizado do ecologicamente correto, o paulista de 68 anos defende a máxima de que a arte também nasce do reaproveitamento.

Insetos, aves, robôs, cachorros, cabeças de bois, libélulas, pavão e elefante estão entre os itens expostos no hall do prédio anexo da Câmara. Eles ganharam vida no ateliê do artista, na Avenida 9 de Julho, no tradicional bairro da Bela Vista, em São Paulo. As peças são inéditas e foram produzidas em aproximadamente um ano, num trabalho de garimpo por caçambas, construções, desmanches e lixeiras. A matéria-prima surpreende: fones de ouvido, antenas, raquetes, pés de camas, torneiras, talheres, tostadeiras, rodas de skate, vasos de plantas, alças de gaveta e uma infinidade de materiais.

Para o artista, o sentido da sua produção está em mostrar que os objetos podem ter uma nova vida, mesmo quando não são mais úteis às pessoas. Com o mote de reduzir o impacto do desperdício moderno, Tito faz questão de dizer que não recicla, mas reaproveita o material descartado. “A minha arte é sustentabilidade”, diferencia o artista. “Eu consigo ter a sorte de fechar o olho e ver a arte pronta. Cada peça é única.”

Arquiteto de formação, Tito se diz artista desde os oito anos, embora tenha dedicado quatro décadas à arquitetura de interiores. Sua produção, no passado, estava mais ligada à pintura dimensional e, aos poucos, ele se desprendeu do formato. “Deixei minha cabeça rolar”, brinca o artista.

O convite para trazer os trabalhos à Câmara veio do diretor do Centro de Documentação e Arquivo, o historiador Fábio Bragança, por meio do artista João di Souza, aluno de Tito que também reside na capital paulista e expôs na Câmara em fevereiro do ano passado. “Nosso objetivo é o intercâmbio, mostrar a arte de outras cidades ao público piracicabano e da região”, reforça o historiador.

A exposição integra o calendário oficial da 13ª Semana Nacional de Museus. É realizada com o apoio do Ministério da Cultura, do Instituto Brasileiro de Museus e do Sistema Brasileiro de Museus. O curador Fábio Bragança diz que a intenção é despertar a criatividade de crianças e adultos. Ele pretende, ainda, atrair os estudantes que participarem da Semana do Meio Ambiente da Câmara, entre 1º e 5 de junho. Além disso, Bragança convidou alunos da Escola Estadual Moraes Barros para acompanhar a abertura, nesta quarta-feira.

O título da mostra (Arte Bruta) remete ao início do século 20, quando um grupo de artistas marginais, de fora do meio artístico tradicional, criou obras de forma pura, lúdica e ingênua, com materiais incomuns, sem intervenção de escola artística.

SERVIÇO – Exposição Arte Bruta, com obras de Tito Cunha. Abertura nesta quarta-feira, 6, às 14h. Visitas até 3 de junho, das 8h às 17h, no hall de exposições do prédio anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba (rua do Rosário, 833, Centro). Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3403-7024

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583



Texto:  Fábio Bragança Rodrigo Alves - MTB 42.583


Exposição

Notícias relacionadas