PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE OUTUBRO DE 2018

Experiência na Câmara é para a vida, diz ex-estagiário da Comunicação


Departamento de Comunicação da Casa de Leis possui vagas para câmera/editor de vídeo e outras áreas; inscrições até 5 de outubro



EM PIRACICABA (SP)  

José Furlan Pissol estagiou no Departamento entre 2014 e 2015

José Furlan Pissol estagiou no Departamento entre 2014 e 2015

Amanda Rui, com os servidores Márcio Bissoli e Gustavo Annunciato

Amanda Rui, com os servidores Márcio Bissoli e Gustavo Annunciato
Salvar imagem em alta resolução

José Furlan Pissol estagiou no Departamento entre 2014 e 2015



Adquirir conhecimento técnico e prático é um dos principais benefícios do estágio como câmera e editor de vídeo no Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Porém, o aprendizado pode ser muito mais amplo, conforme destacam dois profissionais formados em rádio, TV e internet que permaneceram na Casa de Leis entre 2014 e 2017. Eles recomendam a experiência aos estudantes interessados nas vagas, que estão em fase de recebimento de currículo até a sexta-feira (5).

Amanda Rui, 24, saiu de Avaré (SP), sua cidade natal, para estudar na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Por estar longe da família, o estágio lhe ajudou no custeio das despesas, mas não foi apenas isso: serviu para que se aproximasse mais da população de Piracicaba.

"Costumo dizer que o aprendizado não é apenas na área. Na Câmara vocêm tem de lidar com pessoas muito diferentes, de todos os niveis sociais e hierarquias. Um dia está em contato com o prefeito, no outro com garis. Isso requer jogo de cintura", disse ela, ao completar, sobre o principal aprendizado: "tratar a todos iguais".

Atualmente com residência fixa em São Paulo, Amanda trabalha na Coala Filmes, produtora de animação. Ela também fez trabalhos para o canal KondZilla, a maior produtora de conteúdo audiovisual de música eletrônica de periferia do Brasil, e para a Nova Filmes, que produz material publicitário. Mesmo distante de Piracicaba há pouco tempo, Amanda diz que possui uma gratidão enorme pela cidade: "através da Câmara, passei a conhecer a cidade, em alguns aspectos melhor, do que muitos piracicabanos", disse. Seu estágio ocorreu entre 2015 e 2017.

José Furlan Pissol, 24, estagiou na Câmara entre 2014 e 2015, período em que cursou rádio, TV e internet na Unimep. Hoje, ele é sócio da Real Drone Imagens Aéreas, empresa criada com Rodrigo Morelli no ano seguinte ao término do curso e do estágio.

"O estágio me deu bastante bagagem, especialmente pelo uso das tecnologias que a Câmara nos disponibiliza, e pela oportunidade de conhecer os extremos da cidade, desde a periferia até uma empresa multinacional. Conheci várias pessoas e levo para a vida os contatos que fiz aí", diz Pissol.

INSCRIÇÕES –– Até a próxima sexta-feira (5) é possível se inscrever para o processo seletivo de operador de câmera/editor de vídeo. Podem concorrer estudantes a partir do quarto semestre em rádio e TV, publicidade e propaganda, jornalismo e cinema.

O envio dos currículos devem ser para o e-mail vagacinegrafista.dc@gmail.com ou por meio do link do Processo Seletivo Continuado para Estágio, que pode ser acessado aqui. Outra possibilidade é se cadastrar no Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), pessoalmente, na rua Cristriano Cleopath, 336, Centro, Piracicaba, ou pelo site www.ciee.org.br.

O processo seletivo está dividido em duas etapas e acontece entre 10 e 19 de outubro. Na primeira fase, de caráter não eliminatório, é aplicada prova teórica com 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e assuntos ligados à área de atuação; para a segunda etapa, os profissionais do Departamento de Comunicação acompanham os candidatos em teste prático da atividade. A divulgação do resultado está prevista para 24 de outubro.

Os estagiários cumprem carga horária de 30 horas semanais e recebem R$ 927 de bolsa, além de R$ 217 de vale-transporte. O contrato é de um ano e pode ser prorrogado pelo mesmo período, a partir de convênio com o Ciee.

Além das vagas para câmera/editor de vídeo, o processo seletivo também irá selecionar estudantes para atuarem em jornalismo e fotografia.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara

Notícias relacionadas