PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE MAIO DE 2015

Estudantes do CIEE participam do Conheça o Legislativo


Três turmas da instituição foram convidados pelo vereador João Manoel dos Santos (PTB) e estiveram no programa na tarde desta quarta-feira (27)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Paulo Ricardo dos Santos (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Paulo Ricardo dos Santos Salvar imagem em alta resolução


Estudantes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) participaram na tarde desta quarta-feira (27) de mais uma edição do programa Conheça o Legislativo. Foram 66 alunos das turmas do Curso de Logística, Arco Administrativo e aprendizes da Caixa Econômica Federal (CEF) que acompanharam palestras sobre a formação das câmaras legislativas, importância da divisão dos poderes e função das leis no País. 

Convidados pelo vereador João Manoel dos Santos (PTB) – autor da lei que cria o Conheça o Legislativo –, os adolescentes participaram de uma reunião ordinária fictícia onde aprovaram a redução da maioridade penal no País. “É muito importante vocês entenderem como é a dinâmica das discussões na Câmara e qual o impacto destas decisões na vida da população”, disse James Granziol, do Departamento Legislativo. 

O programa Conheça o Legislativo foi criado com o intuito de ensinar aos jovens qual a origem da representação política. Conforme diz o diretor do Centro de Documentação e Arquivo, historiador Fábio Bragança, a formação das câmaras no Brasil tem total influência dos portugueses, que, imitando o sistema medieval, criaram as chamadas Capitanias Hereditárias, na qual cada região tinha um governador indicado.

O advogado Bruno Oliveira, do Departamento Jurídico, explicou a divisão dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – a partir das propostas dos pensadores iluministas do Século XIX. “Cada uma destas esferas de poder tem uma função e devem atuar de maneira harmoniosa, porém independentes”, disse. 

Os estudantes foram acompanhados pelos instrutores Ana Carolina Constant, Isabelle Góes e Jonathas Justino. O CIEE é uma instituição voltada à formação para o mercado de trabalho. Nos cronogramas, a aulas teóricas são ensinadas intercaladas com as atividades profissionais, onde os alunos podem melhorar a capacitação. 



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Conheça o Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas