PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

17 DE SETEMBRO DE 2019

Estudante classificada em competição da ONU será homenageada


Nara Perobelli de Moraes foi classificada com vídeo sobre agricultores orgânicos de Jundiaí



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereadora Nancy Thame é autora da moção de aplausos



A estudante Nara Perobelli de Moraes, classificada para a etapa final da Competição Global de Vídeos para Jovens, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas), será homenageada pela vereadora Nancy Thame (PSDB) com a moção de aplausos 249/2019,  aprovada nesta segunda-feira (16), na 51ª reunião ordinária. Ela criou o vídeo "The Brazilian Way” (O Jeito Brasileiro), que será exibido em setembro de 2019, em Nova Iorque, na cúpula da ONU.

Nascida em Jundiaí, Nara Perobelli de Moraes é formada em gestão ambiental pela USP (Universidade de São Paulo) e técnica em meio ambiente pela ETECVAV (Etec Vasco Antônio Venchiarutti) - Centro Paula Souza. A estudante realizou intercâmbio acadêmico na University of Amsterdam (Holanda) e atualmente é estagiária na área de políticas públicas do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola). Dentre os trabalhos de produção de pesquisa da estudante, destaca-se a criação de um vídeo sobre o trabalho de agricultores orgânicos de Jundiaí.

“A escolha de Jundiaí como cidade representante do vídeo mostra a origem da estudante, além de sua paixão pelo meio ambiente”, comentou Nancy.

A estudante contou com a contribuição da Esalq (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz), do trabalho e de amigos para a produção do vídeo, que traz relatos da vida de famílias que integram a OCS (Organização de Controle Social) Política de Acessibilidade para o Alimento Orgânico, de Jundiaí, que possibilita uma alternativa aos produtores orgânicos que não conseguem arcar com o processo de certificação.

A certificação socioambiental estimula melhorias ambientais, sociais e econômicas nos setores florestal e agropecuário. Além disso, reconhece que a atuação responsável contribui para a conservação dos recursos naturais, proporciona condições dignas e justas para os trabalhadores e promove boas relações com a comunidade próxima a aérea, propriedade ou empresa certificada. Os integrantes desse grupo podem utilizar ferramentas que colaboram com a produção, entrar em contato direto com o consumidor em feiras e participar de programas de incentivo do governo.

“A pertinência do projeto reside no fato de que o orgânico não é apenas evitar o veneno e, sim toda a nova ideia. Além disso, enfatiza a importância dessa competição global”, comentou a vereadora.

O resultado do projeto foi a participação em uma competição internacional que leva jovens até a Conferência do Clima da ONU. Em caso de vitória nesta etapa, a estudante será convidada a participar da Conferência Global Youth Video Competition, ou Competição Global de Vídeos para Jovens, que acontecerá em Santigo, no Chile.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas