PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE MARÇO DE 2018

Espaço Pipa desenvolve ações em prol das pessoas com Síndrome de Down


Representante da entidade esteve na Câmara para apresentar ações que estão sendo desenvolvidas na cidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Daniel de Raeffray Blanco Nascimento, na 13ª reunião ordinária






Supervisor clínico-institucional do Espaço Pipa - Associação Síndrome de Down de Piracicaba, Daniel de Raeffray Blanco Nascimento esteve na Câmara nesta segunda-feira (19), na 13ª reunião ordinária, para falar sobre as ações que o Espaço Pipa desenvolve esta semana para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, lembrando sempre no 21 de março.

Segundo Daniel, a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece a data desde 2011, período em que passou a convidar a população a observar o dia de maneira apropriada e de forma a promover a conscientização sobre a Síndrome de Down.

Daniel apresentou a programação das atividades que o Espaço Pipa traz para a cidade e informou que a descrição está disponível no site https://espacopipa.com.br.

Ele pontou, ainda, que as múltiplas barreiras enfrentadas pelas pessoas com Síndrome de Down, seus familiares e cuidadores. Na avaliação de Daniel, tais barreiras as levam ao esgotamento. "Infelizmente, nestes casos, não temos encontrado nas redes piracicabanas os apoios que estas pessoas precisam", lamentou, citando, na sequência, a necessidade de uma rede de atenção à saúde mental, com equipe de psicólogos.

Além disso, falta absorver a educação inclusiva na cidade e, para tanto, um dos caminhos é qualificar o trabalho nas escolas públicas e privadas. "Reiteramos publicamente nossa disposição e nosso desejo em contribuir para qualificar esse trabalho", declarou.

Após o depoimento de Daniel, os vereadores Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), Pedro Kawai (PSDB), Marcos Abdala (PRB) e Ronaldo Moschini (PPS) destacaram a importância do Espaço Pipa.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas