PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE MARÇO DE 2020

Escola Municipal será homenageada por 10 anos de fundação


Escola Municipal 'Drª Antonietta Rosalina da Cunha Losso Pedroso', localizada na Vila Monteiro, receberá moção de aplausos do vereador André Bandeira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB) entregará a moção de aplausos 46/2020 à Escola Municipal 'Drª Antonietta Rosalina da Cunha Losso Pedroso', localizada na Vila Monteiro, pelo seu 10º aniversário de fundação. A propositura foi aprovada nesta segunda-feira (23), na 13ª reunião ordinária de 2020.

A Escola, que iniciou o atendimento às crianças no dia 1 de fevereiro de 2010, recebeu a denominação de “Antonietta Rosalina da Cunha Losso Pedroso” em homenagem a diretora do Jornal de Piracicaba, professora primária, bacharel em direito, pós-graduada em economia rural pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e especializada em direito agrário, econômico, administrativo e urbanístico pela Universidade de São Paulo.

Em 1993, Antonietta Rosalina também recebeu o título de cidadã piracicabana e foi presidente honorária do clube dos escritores de Piracicaba, do Rotary Clube Piracicaba e membro da Academia Piracicabana de Letras. Faleceu em 11 de novembro de 2011, quando a escola iniciou e desenvolveu o projeto ‘Toda criança faz arte’ prezando o contato com artistas renomados, através de desenhos, esculturas, músicas, literaturas, artes cênicas e danças. 

O projeto tinha como objetivo incentivar a apreciação de obras de artes, desenvolver atividades artísticas e revelar crianças observadoras que expressam emoções e pensamentos. Nos cinco anos seguintes o mesmo tema de projeto deu espaço à valorização da cultura nacional, exploração de texturas, visitação a pinacotecas e exposições artísticas.

Desde então, as produções coletivas têm sido valorizadas com a criação de quadros que fazem parte da decoração da escola, expostos em diversos ambientes. Já em 2017, os espaços internos e externos da escola passaram a receber produções infantis assim que realizadas, levando à ampliação estética e trocas expressivas entre espaço escolar, aprendizagens e família.

O Projeto desenvolvido recebeu o título “Faz todo sentido” com a participação das famílias através de sugestões e avaliações. A organização de todo fazer educativo priorizou o interesse da criança e as aprendizagens através da mediação como forma de construção de conhecimento. Atualmente, a instituição atende 129 crianças de educação infantil na faixa-etária de 2 a 5 anos.

“Pela dedicação, empenho, atenção e trabalho para melhorar a educação cada dia mais, a escola merece este reconhecimento, que é uma confirmação de um trabalho bem executado”, justificou André Bandeira, no texto da propositura.



Texto:  Raquel Soares


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas