PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE JANEIRO DE 2019

Escola do Legislativo abre inscrições para três atividades


Programação traz os temas saúde e educação ambiental, fortalecimento da democracia nas cidades brasileiras e demandas do lar e do trabalho.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução


A Escola do Legislativo, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, está com inscrições abertas para três atividades que serão realizadas em fevereiro e abordam os temas "Saúde e educação ambiental: os segredos da água no resgate do bem estar", "Como minipúblicos, ou júris de cidadãos, podem ajudar a melhorar a vida e fortalecer a democracia nas cidades brasileiras" e "Os desafios para lidar com as demandas do lar e do trabalho: precisamos ser multifacetadas?".

Em parceria com o curso de especialização em Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis, da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo), a palestra "Saúde e educação ambiental: os segredos da água no resgate do bem estar" será ministrada pelo médico e coordenador do Centro de Estudos do Envelhecimento do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Fernando Bignardi, e realizada no próximo dia 5, com início às 19h e duração de três horas.

Aberto ao público, o evento tem como principal objetivo dialogar sobre a importância da saúde e suas relações com a educação ambiental a partir da perspectiva e da experiência do convidado com a homeopatia e a meditação. A inscrição pode ser feita no site da Escola até 4 de fevereiro.

A palestra "Como minipúblicos, ou júris de cidadãos, podem ajudar a melhorar a vida e fortalecer a democracia nas cidades brasileiras", em parceria com o Delibera Brasil, é voltada principalmente para lideranças comunitárias, vereadores, conselhos municipais e gestores. Ministrada pela coordenadora do Delibera Brasil, Silvia Cervelini, e pela cientista política Juliana Fratini, será realizada no dia 19 de fevereiro, das 14h às 16h, e trará para a Câmara a discussão sobre experiências de minipúblico no Brasil e no mundo e de como eles funcionam, o que são inovações democráticas e como fortalecê-las. O encontro abrirá ainda espaço para perguntas e debate. O período de inscrição vai até 18 de fevereiro no site da Escola.

Ambas as palestras promovem a "Campanha da Solidariedade" e pedem que os participantes tragam no dia do evento 1 litro de leite que será doado a instituições de caridade.

Já a palestra intitulada "Os desafios para lidar com as demandas do lar e do trabalho: precisamos ser multifacetadas?", em parceria com o Conselho Municipal da Mulher e ministrada pela professora doutora Heliani Berlato, é voltada para coordenadoras de paróquias que são multiplicadoras de ações nas comunidades de Piracicaba. A palestra acontecerá no próximo dia 9, das 14h às 16h, na Cúria Diocesana, localizada na avenida Independência, número 1.146, no bairro Alto. As inscrições pelo site podem ser feitas até o dia 8.

PREGÃO ELETRÔNICO – Os servidores da Câmara assistem nesta segunda-feira (28) ao curso Pregão Eletrônico e capacitação técnica do pregoeiro eletrônico: aspectos jurídicos e práticos, com carga de oito horas e que visa proporcionar atuação na condução da nova modalidade licitatória. O treinamento comporta abordagem teórica e prática, bem como a apresentação e a visualização dos principais sistemas utilizados pela administração pública.

Na quarta-feira (30), será ministrado o curso "Projeto Audesp e a fase 4 do sistema (licitações e contratos)", em que os servidores serão capacitados sobre as interações e os pontos de controle relativo ao TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), com o objetivo de auxiliar na fiscalização de contas e no controle da gestão dos recursos dos órgãos públicos.

A ESCOLA - Dirigida pela vereadora Nancy Thame (PSDB), a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, criada pelo decreto legislativo 63/2014, de autoria de João Manoel dos Santos, tem por objetivo a realização de ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização de corpo técnico, servidores e vereadores.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas