PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE JANEIRO DE 2019

Em reunião na Sedema, Abdala discute descarte irregular de lixo


Vereador conversou sobre a questão com o secretário José Otávio Menten.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Marcos Abdala (PRB) esteve na Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) para conversar sobre as diversas denúncias recebidas de descarte irregular de lixo na área rural. O parlamentar cobrou medidas mais duras para evitar esse tipo de descarte e ações efetivas para anular possíveis pontos de despejo de lixos de chácaras de recreio. O vereador esteve acompanhado de Fernando Bozzó, responsável por uma das cooperativas de reciclagem de Piracicaba, que também ajudará com as denúncias.

Titular da Sedema, José Otávio Menten pediu a Bozzó que auxilie no mapeamento dos mais de 150 recicladores da cidade, o que também deve ajudar a evitar descartes de lixo em locais impróprios. O secretário disse ainda que já estuda alternativas para o descarte irregular e também a implantação de projetos e ações do NEA (Núcleo de Educação Ambiental) nas regiões de descarte.

Menten lembrou que já solicitou ao Pelotão Ambiental que reforce as vistorias. De acordo com a lei municipal 178/2006, o descarte irregular é passível de multa, no valor de R$ 423,41. Mas, para que a DCF possa autuar, é necessário que exista uma comprovação a partir de um registro do ato ilícito, como anotação, foto ou filmagem que mostre a placa do veículo.

Abdala destaca que a população pode ajudar flagrando os descartes ilegais, registrando as ocorrências e fazendo a denúncia por meio do telefone 156 "para que os fiscais do DCF possam punir os infratores de forma eficaz e incontestável".



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Meio Ambiente Marcos Abdala

Notícias relacionadas