PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE JUNHO DE 2019

Em moção, Lair Braga enaltece 85ª Festa de São João de Tupi


Moção de aplausos foi aprovada na noite desta quinta-feira (27), na 38ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento é de autoria do vereador Lair Braga



A 85ª Festa de São João de Tupi receberá a moção de aplausos 120/2019, de autoria do vereador Lair Braga (SID). A propositura foi aprovada na noite desta quinta-feira (27), na 38ª reunião ordinária. Os homenageados serão o padre Marcelo Salles, Eliseu Santos, Elder Bigaram, Augusto Almeida e Aparecida Pena.

Desde 1934, o distrito de Tupi, localizado há 15 quilômetros do Centro da cidade de Piracicaba, comemora anualmente a tradicional Festa de São João, impreterivelmente no dia 23 de junho, com a abertura das festividades às 6h, com 12 tiros de morteiros. O ritual tem sequência às 9h, com a celebração da missa na matriz de São José.

Tendo também como tradição, às 18h acontece o levantamento do mastro, em homenagem a Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, onde os devotos depositam no pé do mastro enfeitado com flores de campo, frutos da safra da região: cana-de-açúcar, arroz, milho e feijão, com os votos de boa colheita e prosperidade, e, logo após, acendem a fogueira, de aproximadamente 10 metros de altura.

Organizada pela Paróquia de São José de Tupi, com o apoio da prefeitura de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria da Ação Cultural e Turismo) e de outras secretarias municipais, a Festa de São João de Tupi é considerada uma das mais antigas e ricas em folclore e religiosidade, pois revive as peculiaridades das grandes comemorações juninas, com comidas e barracas tradicionais, como milho verde, cuscuz, frango a passarinho, frango inteiro assado, porções de leitoa, dentre outras guloseimas, lembrando do tradicional almoço de domingo com todas essas delícias preparadas pelos voluntários.

“A comunidade tem muito orgulho e depende da renda do evento para algumas atividades e manutenções do bairro, além disso 20% da verba do estacionamento é repassada ao projeto Tupi Escola de Futebol”, disse Lair.

A festa tem a colaboração de 150 voluntários, que auxiliam nos preparativos e decoração da festa, incluindo o salão da paróquia e a praça, com montagem de barracas, produção de comidas típicas na cozinha e na organização do evento.

O público deste ano foi de aproximadamente 10 mil pessoas.



Texto:  Ana Caroline Lopes
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Lair Braga

Notícias relacionadas