PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE OUTUBRO DE 2017

Em 2015, André Bandeira sugeriu Muralha Digital na cidade


Câmeras de monitoramento seriam instaladas em pontos estratégicos de Piracicaba.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB) apresentou em agosto de 2015 a indicação 2.551 ao então prefeito Gabriel Ferrato para que implantasse em Piracicaba um programa conhecido como Muralha Digital, que consiste na instalação de câmeras de monitoramento nos principais pontos da cidade, principalmente nas entradas e saídas do município.

Na época, a resposta foi de que o programa era interessante, mas precisava de ajustes e recursos para ser implantado em Piracicaba.

Em janeiro deste ano, Bandeira, por meio da indicação 56/2017, reapresentou a proposta, agora ao prefeito Barjas Negri (PSDB), para que o programa fosse implantado em Piracicaba. Na sequência, o parlamentar esteve com a comandante da Guarda Civil Municipal, Lucineide Maciel, para verificar a possibilidade de implantação da Muralha Digital.

O programa opera um sistema que faz o cruzamento de dados baseados em registros policiais. O trabalho tem a participação da Guarda Civil Municipal e das polícias Civil e Militar. A tecnologia permite o reconhecimento óptico de caracteres e, por consequência, a identificação das placas de veículos, tornando possível ver, até mesmo, as palavras de um adesivo fixado no vidro de um carro ou quantas pessoas estão dentro dele.

"Esse programa já se mostrou viável e atingiu resultados excelentes, pois, quando um veículo roubado entra ou sai dos limites do município, o sistema emite um alerta para o operador, que avisa as viaturas próximas para fazer a abordagem. Em Limeira (SP), cidade vizinha a Piracicaba, a redução foi de 69% nos crimes", declarou Bandeira.

Segundo Lucineide, o programa é "muito bom", mas precisa receber adaptações para a realidade de Piracicaba. "Já falei com o prefeito Barjas Negri sobre a eficácia da Muralha Digital. Diante disso, já fizemos o projeto para enviar ao Ministério da Justiça, para conseguirmos recursos junto ao governo federal para implantar o programa na cidade", disse.

"Com a exibição das imagens de veículos roubados e furtados, a tendência é de que o índice de crimes contra o patrimônio caia consideravelmente", finalizou Bandeira.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Redação


Segurança André Bandeira

Notícias relacionadas