PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE MARÇO DE 2019

Diretoria do Conseg receberá moção de aplausos de Nancy Thame


Propositura foi aprovada na noite desta segunda-feira (18), na 12ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moção foi aprovada na noite de ontem (18), na 12ª reunião ordinária



Na noite desta segunda-feira (18), na 12ª reunião ordinária, a moção de aplausos 38/2019, de autoria da vereadora Nancy Thame (PSDB), foi aprovada. A vereadora parlamentar vai homenagear a diretoria do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) de Santa Teresinha, na gestão de 2017 a 2019.

Os homenageados serão: presidente Márcio José Pereira; vice-presidente André Gilson Stenico; primeira secretária Rita de Cássia Gomes da Siilva; segunda secretária Valéria Correr; diretor social Eber Constantinov; capitão da polícia militar Saulo Vieira Runho e delegado da polícia civil Fábio Rizzo de Toledo.

O Conseg foi criado através do Decreto Estadual nº 23.455, de 10 de maio de 1985, regulamentada pela resolução SSP-37 de 10 de maio de 1985 e aperfeiçoada pelo Decreto Estadual nº 25.366, em junho de 1986 com a criação da função de Coordenador Estadual para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança.

Em sua fundação, os conselhos comunitários de segurança foram implantados em 522 municípios, como entidades de apoio à polícia estadual nas relações comunitárias e vinculados às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública.

Hoje em dia, são 84 Consegs na capital de São Paulo, sendo 55 na região metropolitana e 337 no interior e litoral, o que totaliza 476 conselhos homologados pela Segurança Pública de acordo com o interesse dos líderes comunitários em partipar do conselho em seu bairro ou município.

“O Conseg exerce papel importante na política de segurança pública do governo. A participação da comunidade como um todo é essencial para que a parceria entre a polícia civil e a polícia militar tenha êxito na prevenção e no combate à criminalidade”, ressaltou Nancy.

Ainda, de acordo com a parlamentar, as iniciativas e realizações contam com destacada participação e apoio efetivo do Comando: CPI-9; Batalhão: 10° BPM/I; Companhia: 5ª Cia; Departamento: Deinter-9 – Piracicaba; Seccional: Piracicaba; Delegacia: 5º DP – Piracicaba; além de outras instituições e entidades do poder público e da sociedade civil.

Dentre as ações, Nancy destaca, em 2018, o empenho do Conseg da região do distrito de Santa Teresinha, juntamente com a Associação dos Moradores do Condomínio de Ártemis e a Associação dos Moradores de Ártemis, em estabelecer e inaugurar um posto de apoio para a política militar, guarda civil municipal e polícia civil.

“Também foi notável a iniciativa, em parceria com a Escola do Legislativo de Piracicaba, de realização das oficinas “Gestão e redução de riscos e de desastres”, ministradas pelo professor voluntário Ayri Saraiva Rando junto à comunidade do Parque Piracicaba”, reforçou.



Texto:  Ana Caroline Lopes


Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas