PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

31 DE JANEIRO DE 2019

Dirceu reúne-se com usuários do transporte público e Semuttran


Moradores do Residencial Vida Nova e do Parque Ville reivindicaram mais ônibus e denunciaram falta de manutenção dos carros e atrasos em linhas.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Lucas Machado (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Quartarolo, Dirceu e os moradores do Vida Nova conversam sobre melhorias no transporte público

Quartarolo, Dirceu e os moradores do Vida Nova conversam sobre melhorias no transporte público
Foto: Lucas Machado (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Quartarolo, Dirceu e os moradores do Vida Nova conversam sobre melhorias no transporte público

Quartarolo, Dirceu e os moradores do Vida Nova conversam sobre melhorias no transporte público
Foto: Lucas Machado (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução

Moradoras do Parque Ville levaram reivindicações em reunião intermediada por Dirceu na Semuttran

Moradoras do Parque Ville levaram reivindicações em reunião intermediada por Dirceu na Semuttran
Foto: Lucas Machado Salvar imagem em alta resolução

Quartarolo, Dirceu e os moradores do Vida Nova conversam sobre melhorias no transporte público



O vereador Dirceu Alves da Silva (SD) intermediou na tarde desta quinta-feira (31) uma reunião entre usuários do transporte público do Residencial Vida Nova e do Parque Ville com o diretor do Departamento de Transportes Públicos, Vanderlei Quartarolo, na sede de transportes da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), no Centro. O grupo reivindicou mais ônibus e denunciou a falta de manutenção dos carros e os atrasos recorrentes em linhas.

Os aposentados Waldemir dos Santos e Daniel Marcelino, moradores do Vida Nova, empreendimento da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) localizado na região do Algodoal, solicitaram o acréscimo de linhas de ônibus que saiam do bairro direto para o Terminal Central.

Atualmente, ônibus transportam os moradores do Vida Nova ao Terminal da Vila Sônia, recentemente reformado, de onde os passageiros são levados pela linha Expressa Sônia/Centro ao Centro da cidade. Os usuários relatam que a linha direta facilitaria o dia a dia da população do residencial, onde vivem aproximadamente 5.000 pessoas.

"Gostaríamos de parabenizar a administração e ao vereador Dirceu pela reforma do Terminal da Vila Sônia, porque, de fato, ajudou bastante, mas ainda precisa de melhorias. Para nós que somos cadeirantes e também para os idosos é muito difícil ficar descendo de um ônibus ao outro, sendo que poderia ter uma linha direta", reclamou Santos.

Quartarolo afirmou que uma linha direta entre o Vida Nova e o Terminal Central não está dentro do atual projeto da administração municipal. "Não temos como atender a essa solicitação, porque hoje, nos chamados horários de pico, das 5h às 9h e das 15h às 19h, temos ônibus saindo a cada 18 minutos do Terminal da Vila Sônia ao bairro, o que, somado ao tempo de 25 minutos que leva a linha Expressa 444 para chegar ao Centro, totaliza 40 minutos. A linha direta levaria muito mais tempo para completar o trajeto", explicou o diretor, levando em consideração que o percurso ida e volta do ônibus, neste caso, ultrapassaria uma hora.

Quartarolo acrescentou ainda que estão previstos, conforme se verificar aumento da demanda do bairro, mais dois carros para a linha Expressa no Terminal da Vila Sônia.

Santos e Marcelino aproveitaram a ocasião para denunciar a falta de manutenção nos carros da Via Ágil e do Elevar. De acordo com eles, é comum a rampa de acesso para deficientes estar quebrada e, em alguns veículos, não haver sequer o cinto de segurança. O diretor do Departamento de Transportes Públicos disse que, mediante ofício a ser enviado por Dirceu, encaminhará a demanda ao secretário da pasta, Jorge Akira, para que seja realizada a manutenção dos ônibus, que, como classificou, é um serviço "indispensável".

PARQUE VILLE - Já a operadora de caixa Vania Aparecida de Jesus Correia e a síndica Fabiana Barretos, que residem no condomínio Parque Ville, no Jardim Nova Suíça, reivindicaram aumento na frequência e maior pontualidade dos ônibus. Segundo elas, a linha Jardim Glória, que faz o trajeto do condomínio até o Terminal Central, passa sempre com atraso de 10 a 15 minutos.

"Além de os ônibus passarem atrasados, os horários também são muito distantes um do outro. Eu trabalho no comércio e enfrento muitas dificuldades para ir e vir. Tem um ônibus que sai 6h40 e outro só 7h30. De sábado, o comércio fica aberto até as 14h, mas tem um ônibus que sai do Centro às 13h40 e outro só 16h10. Ficamos mais de duas horas esperando", reclamou Vania.

Ela diz que não há outra linha, que não a Jardim Glória, que passe próximo da sua residência. "Além do próximo ponto ser longe, as condições para chegar até ele são perigosas, é só pasto", salientou.

"Os horários dos ônibus dificultam muito a nossa vida. Além disso, eles sempre passam com 10, 15 minutos de atraso", denunciou Fabiana. Ela conta que frequentemente precisa caminhar uma longa distância para não perder o horário das aulas à noite. "O ônibus que deveria passar às 19h só passa às 19h15", reclamou a síndica do Parque Ville.

Quartarolo disse que passará as demandas ao Executivo e tomará providências o quanto antes. "Vamos melhorar o atendimento da linha de ônibus do Jardim Glória, diminuindo os atrasos. A população não pode ser prejudicada por isso", afirmou o diretor.

Dirceu acrescentou que continua aberto ao diálogo para que a população volte a procurá-lo em futuras demandas que surgirem.



Texto:  Raquel Soares
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Trânsito e Transportes Dirceu Alves

Notícias relacionadas