PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE MAIO DE 2018

Dirceu apela para reversão na política de preços dos combustíveis


Parlamentar enviará moção de apelo ao Congresso, Senado, Petrobrás e presidência da República



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura foi votada em caráter de urgência nesta segunda-feira



A Câmara aprovou em caráter de urgência a moção de apelo 79/2018, em que o vereador Dirceu Alves da Silva (SD) destaca a importância de adoção de medidas urgentes para que seja revertida a política de preços aplicada aos combustíveis. A propositura surgiu após o parlamentar visitar, na semana passada, caminhoneiros que iniciaram paralisação entre os quilômetros 169 e 167 da rodovia Geraldo de Barros (SP-304), no sentido Piracicaba/São Pedro.

O texto da moção será enviado ao presidente Michel Temer, aos presidentes da Petrobras, Pedro Parente, do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara Federal, Rodrigo Maia, além de dos ministros da Fazenda, Eduardo Guardia, e de Minas e Energia, Moreira Franco. O parlamentar diz que a adoção de medidas – como a desoneração do preço dos combustíveis que chegam aos cidadãos – contribuirão para que a inversão do cenário seja imediata.

Dirceu cita dados do INPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), divulgados no último dia 23, que atestam alta da gasolina de 18,97% no acumulado em 12 meses até abril. O combustível para veículos teve alta de 17,35%. Na semana passada, a alta da gasolina foi de 0,63%, para R$ 4,284 por litro na média nacional, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis). Já o valor do diesel também avançou no período. O aumento foi de 1,23%, para R$ 3,595.

O parlamentar avalia que as constantes flutuações no preço do combustível ocasionaram na redução do lucro dos caminhoneiros e, em muitos dos casos, são registrados prejuízos. “Considerando também a necessidade de melhorias no serviço de apoio nas Rodovias do Estado de São Paulo, visto que os motoristas não têm qualquer apoio nesse sentido”, diz Dirceu.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Dirceu Alves

Notícias relacionadas