PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE MARÇO DE 2019

Diocese coleta mais de 10 mil assinaturas pelo BAEP


Campanha é uma iniciativa conjunta da Prefeitura e Câmara, com apoio de entidades da sociedade civil



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

O prefeito Barjas Negri e o padre Sebastião Luiz de Souza com lista do abaixo-assinado pelo Baep - Felipe Ferreira (2)



A Diocese de Piracicba coletou 10.200 assinaturas pela instalação do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) em Piracicaba em suas 69 paróquias instaladas em 15 municípios. O abaixo-assinado foi entregue ontem, pelo padre Sebastião Luiz de Souza, ao prefeito Barjas Negri. O documento com o pedido será entregue ao governador João Dória Jr. dia 24 de maio em Piracicaba. A Cãmara é idealizada pela Prefeitura e Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Além da Diocese, são parceiros a Gazeta de Piracicaba, Jornal de Piracicaba, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Simespi (Sindicato Patronal da Indústria), Ipasp (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba), do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba (Sintipel) e Associação Piracicabana de Alimentação Fora do Lar (Apaflar). O deputado Roberto Morais (PPS) é um dos articuladores da campanha.

Barjas agradeceu a adesão dos católicos à causa e ao bispo Dom Fernando Mason. O prefeito também lembrou que Piracicaba possui órgãos policiais importantes, como o Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior), Grupamento de Bombeiros e o Águia da Polícia Militar. A vinda do Baep reforçaria ainda mais a segurança em Piracicaba e na região.

O presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta (MDB) destacou que a Igreja Católica temcontribuição importante em diversos omentos da vida da cidade. "Ao coletas estas assinaturas, a igreja vem ao encontro da Cmapanha da fraternidade 2019, que é a participação em políticas públicas e a segurança é uma das maiores preocupações", disse.  

Padre Sebastião informou que a Diocese decidiu aderir à campanha logo no seu início. Foram enviadas as listas para o abaixo-assinado via e-mail às paróquias, com o pedido de apoio aos padres para coleta das assinaturas dos fiéis. “Quando recebemos a notícia ficamos empolgados. Sabemos da necessidsade de um organismo como o Baep, uma vez que vai atender toda a nossa Diocese, composta por 15 municípios”, disse.

As São Pedro, Santa Maria da Serra, Saltinho e Mombuca também entregaram abaixo-assinados, além de moção de apelo ao governador Dória. Uma sede do Baep em Piracicaba atenderia a região, incluindo esses municípios.

COMPROMISSO - Em sua campanha ao governo do Estado pelas redes sociais, no ano passado, João Dória assumiu alguns compromissos com Piracicaba, um deles foi a instalação do Baep. Barjas Negri lembra que a questão da segurança tem estado na pauta do governador Dória, que anunciou neste mês a criação de 4 novos Batalhões: São Bernardo, São Paulo (região Central), Presidente Prudente e São José do Rio Preto. É compromisso de campanha do governador instalar 17 novos Baeps no Estado – hoje são 5, sem contar os 4 recém-anunciados.

Os Baeps foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva no Estado. Nas unidades especializadas, as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque. Atualmente, há cinco Baeps distribuídos em Campinas, Santos, São José dos Campos, zona Leste da Capital e Barueri. A previsão é que os quatro novos Baeps passem a funcionar em meados de abril. 

 

Com informações do Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba

Texto: Eleni Destro     Fotos: Felipe Ferreira/CCS



Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343


Segurança José Longatto Gilmar Rotta Pedro Kawai

Notícias relacionadas