PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

28 DE FEVEREIRO DE 2019

Dia Municipal do Doador poderá ser incluso no Calendário Oficial


Projeto de lei 328/2018, do vereador André Bandeira defende a instituição do Dia Municipal do Doador de Sangue no Calendário Oficial de Eventos Cívicos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Dia Municipal do Doador poderá ser incluso no Calendário Oficial



"As transfusões de sangue e de seus componentes ajudam a salvar milhões de vidas todos os anos. Contribuem também para que os pacientes com doenças potencialmente mortais vivam por mais tempo e com melhor qualidade de vida". Com esta premissa, o vereador André Bandeira (PSDB), no projeto de lei 328/2018, defende a criação do “Dia Municipal do Doador de Sangue” no Calendário Oficial de Eventos do Município, a ser comemorado, anualmente, no dia 14 de junho, data instituída como o “Dia Mundial do Doador de Sangue”.
 
O projeto está em tramitação na Câmara desde o final do ano passado e já recebeu parecer favorável da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), seguindo para análise de outras comissões internas antes de vir a plenário para apreciação nas reuniões ordinárias.  
 
O parlamentar também considera que as transfusões têm uma função vital no atendimento materno-infantil, na gravidez e na resposta de emergência no caso de desastres naturais ou causados pelos seres humanos. 
 
Ainda no mês de setembro de 2015, o vereador André Bandeira, conforme matéria produzida pelo Departamento de Comunicação da Câmara, reforçava a importância do estímulo à doação de sangue. 
 
A consideração é que os serviços de hemoterapia, que possibilitam aos pacientes o acesso ao sangue e aos componentes sanguíneos seguros e suficientes, são um fator-chave dos sistemas de saúde eficazes. Só se pode assegurar um fornecimento suficiente mediante doações regulares voluntárias e não remuneradas.
 
"Logo, o objetivo deste projeto de lei é o de conscientizar a sociedade de que a doação de sangue é uma ação altruísta e extremamente necessária, que beneficia toda a sociedade, incentivando aqueles que ainda não doaram para que o façam, além de frisar a necessidade de se comprometer com a doação durante todo o ano para que o fornecimento de sangue não diminua", ressalta o parlamentar na justificativa do projeto.


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Saúde André Bandeira

Notícias relacionadas