PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE SETEMBRO DE 2019

Dia Municipal de Reflexão sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais


Lair Braga defende a orientação, promoção e conscientização da sociedade e autoridades públicas sobre esta doença que afeta a qualidade de vida da população



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Dia Municipal de Reflexão sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais



Conscientizar a sociedade sobre os fatores relacionados à doença, especialmente sobre o que é, como é adquirida, sintomas e tratamentos.

Este é o objetivo do projeto de lei 244/2019, de autoria do vereador Lair Braga (SD), em tramitação na Câmara desde o dia 19 de setembro e, que segue em análise das comissões internas, em pareceres para ser apresentado em plenário nas próximas reuniões ordinárias.

O projeto defende a instituição do “Dia Municipal de Reflexão sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais” no Calendário Oficial de Eventos do Município, a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de maio.

Orientação e esclarecimento sobre a doença, promoção da saúde e qualidade de vida, além da conscientização da sociedade e autoridades públicas são objetivos a serem norteados pelo projeto. 

Na defesa da iniciativa, o vereador Lair Braga ressalta a necessidade de conscientizar a sociedade sobre os fatores relacionados à doença, especialmente sobre o que é, como é adquirida, sintomas e tratamentos.

A medida visa também a atenção do Poder Público para que divulgue cada vez mais informações sobre esta doença que é tão pouco divulgada.

Lair Braga também é o autor do projeto de decreto legislativo 34/2019, também sob análise das comissões internas, que assegura a participação da Câmara na reflexão desta temática, o que possibilitará a realização de ações, eventos ou atividades que poderão serem realizadas em conjunto com o poder público municipal, bem como com empresas, instituições, universidades, entidades, órgãos, organizações, associações ou fundações, sejam governamentais ou não, com ou sem fins lucrativos ou econômicos. 

A causa das doenças intestinais inflamatórias não é conhecida, mas evidências sugerem que bactérias normais do intestino desencadeiam uma reação imunológica anormal em pessoas com pré-disposição genética. Podem estar ligadas a fatores hereditários e imunológicos, podendo ser agravadas pelos hábitos de vida.

As DII (doenças intestinais inflamatórias) afetam pessoas de todas as idades, ambos os sexos, mas, geralmente, começam antes dos 30 anos, comumente entre 14 e 24 anos. Algumas pessoas têm seu primeiro ataque entre os 50 e 70 anos.

Pacientes com DII possuem maior risco de câncer colateral em relação à população sem a doença. A colonoscopia é o melhor método para diagnosticar e tratar lesões potencialmente cancerosas relacionadas à DII.

Os dois principais tipos de doenças intestinais inflamatórias (DIIs) são a Colite Ulcerativa e a Doença de Crohn. Essas duas doenças têm muitas semelhanças e, às vezes, são difíceis de serem distinguidas entre si. Contudo, há várias diferenças. Por exemplo, a doença de Crohn pode afetar praticamente qualquer parte do trato digestivo, ao passo que a colite ulcerativa quase sempre afeta apenas o intestino grosso.

Pessoas com doença de Crohn normalmente têm diarreia crônica e dor abdominal. A pessoa com colite ulcerativa normalmente tem episódios intermitentes de dores abdominais e diarreia sanguinolenta. Em ambas as doenças, as pessoas com diarreia persistente podem perder peso e se tornar desnutridas.

Às vezes, a DII pode afetar outras partes do corpo como, por exemplo, articulações, olhos, boca, fígado, vesícula biliar e pele. Essas doenças também elevam o risco de câncer em áreas afetadas do intestino

Embora não haja cura para a DII, muitos medicamentos, incluindo aminossalicilatos, corticosteroides, medicamentos imunomoduladores, agentes biológicos e antibióticos, podem ajudar a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas de DII.Pessoas com a doença muito aguda precisam de cirurgia em algumas situações.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Lair Braga

Notícias relacionadas