PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE SETEMBRO DE 2019

Dia Municipal de Prevenção do Suicídio tem três palestras na Câmara


Ações acontecem no Salão Nobre Helly de Campos Melges, das 14h às 17h



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Fita amarela na fachada da Câmara reforça importância de ações preventivas



O Dia Municipal de Prevenção do Suicídio, lembrado em Piracicaba nesta terça-feira (10), terá três palestras na Câmara de Vereadores, das 14h às 17h, no Salão Nobre Helly de Campos Melges. A realização do evento é uma iniciativa da vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), autora do requerimento 594/2019. Além disso, a participação da Casa de Leis na campanha Setembro Amarelo acontece a partir do decreto legislativo 67/2018, após o vereador Lair Braga (SD) apresentar o projeto de decreto legislativo 56/2018.

O primeiro tema a ser abordado é "Suicídio: Quebrando tabus", pela tenente-coronel da PM Valdira Ferreira de Lima, que atua como voluntária na Cruz Vermelha de São Paulo e é subcomandante da Escola Superior de Soldados. Valdira é psicóloga, consteladora familiar e especialista em gestão pública e dependência química. Ela participou do atendimento psicológico às vítimas de Brumadinho, município mineiro afetado pelo rompimento da barragem da mineradora Vale, em janeiro deste ano.

A palestra "Suicídio: E agora, o que fazer?" será ministrada por Graciela Marasca, psiquiatra e psicoterapeuta de orientação analítica que atua no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) do bairro Vila Sônia. Ela é docente do curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi, campus Piracicaba.

Voluntária no CVV (Centro de Valorização da Vida) Piracicaba, Eliane Soares fará a palestra de encerramento, com o tema "A importância da escuta na prevenção do suicídio". Eliane é administradora de empresas e, ao terminar seus estudos, sentiu a vontade de se dedicar ao voluntariado voltado ao resgate da autoestima. Desde que conheceu o trabalho do CVV na cidade já se passaram 20 anos e hoje ela se sente realizada por fazer a diferença na vida das pessoas.

A DATA -- Criado em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, o Dia Mundial do Suicídio é lembrado a cada ano com uma série de iniciativas, sempre no dia 10 de setembro. Em Piracicaba, acontece o Mês de Prevenção do Suicídio, cujas ações começaram oficialmente no dia 2, quando caminhada de conscientização saiu do Mercado Municipal em direção à Câmara de Vereadores e passou pelas ruas Governador Pedro de Toledo e São José, além da praça José Bonifácio.

Ainda na Câmara, no dia 12, das 13h às 17h, acontecem as palestras "Comportamento suicida na terceira idade", com Gisleine Freitas, professora doutora em psicologia pela PUC e professora do curso de psicologia da Unimep; "Suicídio na infância e adolescência", com as psicólogas Cristiane Aparecida Florentino Alves Lima e Isolina Heringer Vieira; e "Assédio no trabalho ocasionando a depressão. Quais são seus direitos?", com a advogada Eliana Grigolatto, e relatos sobre a tentativa e suas consequências, a busca de ajuda e a superação na vida.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara Adriana Nunes Lair Braga

Notícias relacionadas