PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE ABRIL DE 2019

Dia Mundial de Combate ao Câncer ganha destaque na fala de Pedro Kawai


O parlamentar ocupou a tribuna da Câmara, na reunião ordinária de ontem (11) para registrar o dia 8 de abril, instituído pela União Internacional de Controle do Câncer



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Dia Mundial de Combate ao Câncer ganha destaque na fala de Pedro Kawai






Primeiro orador a ocupar a tribuna da Câmara, por 10 minutos regimentais a que cada parlamentar tem para assuntos diversos, o vereador Pedro Kawai (PSDB) destacou a importância do dia 8 de abril como o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data que também Piracicaba conheceu uma grande instalação de equipamentos no combate ao câncer, por intermédio do Ceon (Centro de Oncologia), do Hospital dos Fornecedores de Cana, em evento que contou com a presença de autoridades, em local de primeiro mundo, que também receberá pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Pedro Kawai também citou a Santa Casa e outras instituições que trabalham com esta doença, que afeta 10 milhões de pessoas, com previsão de 25 milhões nos próximos anos, sendo que 30% poderia ser evitado com prevenção.

Kawai ainda citou a luta de entidades, que atuam na prevenção e conscientização. Além de citar o projeto Ilumina, onde a Câmara é grande parceira, sendo que a previsão deste Hospital de combate ao câncer está previsto para o dia 23 de maio. O parlamentar também considerou que a unidade será destinada 100% ao SUS, em área doada pela prefeitura e, que foi  rapidamente aprovada pela Câmara, disponibilizando terreno de 10 mil metros quadrados, na região do bairro Taquaral. 

O Dia Mundial de Combate ao Câncer – lembrado em 8 de abril - foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) para marcar o combate à doença, que a cada ano atinge milhares de pessoas. No Brasil, apenas em 2016, foram estimados mais de 590 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) – números que demonstram  a importância de divulgar hábitos e mudanças de estilo de vida que ajudam na prevenção da doença, tais como adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional Pedro Kawai

Notícias relacionadas