PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE JUNHO DE 2018

Despejo irregular de esgoto gera voçoroca no bairro São Francisco


Vereadora Coronel Adriana atua em busca de soluções para a questão ambiental desde 2017



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 5) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Adriana Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), se reuniu recentemente com o secretário municipal de meio ambiente, José Otávio Menten e com os engenheiros José Martin de Araújo e Ivan Patteti para tratar dos problemas relacionados à voçoroca que se formou na rua Carapicuíba, no bairro São Francisco.

A voçoroca, consequência do despejo irregular de esgoto, aumenta ano a ano em razão do rompimento da rede de águas pluviais, que, em dias de chuva, provoca alagamentos na via e coloca em risco crianças e frequentadores do local, que é uma área de lazer.

Anteriormente, os moradores do bairro São Francisco procuraram a vereadora para reclamar sobre o lançamento de esgoto em uma lagoa da região. A parlamentar encaminhou indicação ao prefeito Barjas Negri e iniciou uma série de visitas técnicas à área, que tiveram inicio em 2017. “A precariedade de saneamento básico reflete na saúde, na segurança pública e na qualidade de vida do cidadão", reforça a vereadora.

A primeira visita ocorreu com técnicos da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e da concessionária Rodovias do Tietê, responsável pelo trecho da rodovia do Açúcar (Comendador Mário Dedini/SP-308), ocasião em que foi constatado que, de fato, ocorria o despejo de esgoto doméstico na nascente da lagoa. A segunda visita foi com representantes do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) para avaliar a situação e planejar os serviços de manutenção necessários à rede coletora de esgoto e ao acabamento urbanístico no local.

Após as vistorias, os técnicos do Semae descobriram que o esgoto era liberado na lagoa que, inclusive, abastecia hortas da região. Eles concluíram que não havia ligação entre a rede de captação do bairro e a rede que leva os efluentes para a estação de tratamento.

Com a ligação, a lagoa do São Francisco deixou de receber o esgoto doméstico, o que solucionou o maior problema.

Para solucionar os atuais problemas relacionados à voçoroca, os órgãos competentes decidiram realizar a manutenção na rede de águas pluviais e o aterramento do local, o que ainda está em tramitação.

"Com esse conjunto de ações, conseguiremos resolver essa questão ambiental da melhor forma possível, resultando em mais segurança e qualidade de vida aos moradores”, argumenta a Coronel Adriana.



Texto:  Assessoria parlamentar Débora Bontorim Saia


Infraestrutura Urbana Adriana Nunes

Notícias relacionadas