PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO DE 2018 Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE OUTUBRO DE 2018

Debate sobre resíduos sólidos tem segundo encontro nesta quarta, 31


Organizado pela Escola do Legislativo, evento acontece nesta quarta-feira (31), no Sesc Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A parceria entre a Escola do Legislativo, o Sesc Piracicaba e o Fórum de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável da Câmara promoverá, quarta-feira (31), às 20h, a continuidade do debate sobre a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). O primeiro encontro ocorreu no último dia 24. 

Desta vez, o educador ambiental Cristiano Gomes Pastor, o meliponicultor Júlio Pupim e a presidente da Cooperativa do Reciclador Solidário de Piracicaba, Ednalva Correa de Souza, falarão sobre experiências na gestão de resíduos sólidos. A mediação será de Ana Maria de Meira, professora da USP.

Como parte da programação, também será exibido o documentário “Vidas que Cooperam”, uma produção de alunas do curso de jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), sob direção de Thaís Passos, estagiária do Departamento de Comunicação da Câmara. O documentário trata sobre o dia a dia, as dificuldades e a importância do trabalho dos profissionais das cooperativas do Reciclador Solidário e a Cooperlírios, de Americana.

A vereadora Nancy Thame, diretora da Escola do Legislativo, explica que o debate é necessário. A PNRS, de 2010, exige que os municípios façam planos. Piracicaba já tem um, mas agora está em um momento de revisão”, informa. 

Ela lembra que o tema tem surgido, de maneira recorrente, em diversas oportunidades na Câmara. “Levantamos esse tema e colocamos em pauta, seja no gabinete, na Escola do Legislativo, no Fórum Sustentabilidade, já que é o mais importante da atualidade pela força dos impactos econômicos, sociais e ambientais. É uma questão de qualidade de vida”, destacou Nancy. 

Nancy avaliou positivamente o primeiro encontro, com lotação máxima do Espaço de Tecnologias e Artes – o segundo encontro será no anfiteatro da unidade do Sesc Piracicaba.

“É importante a participação da sociedade e das instituições. Agradecemos a parceria com o Sesc, a instituição já vem trabalhando o tema e agora somamos os esforços”, disse Nancy, ao lembrar que nesta quarta-feira haverá apresentações importantes de experiências exitosas do município.

“Temos apoiado, no sentido de colaborar com esse grande desafio que é o tratamento adequado dos resíduos sólidos dentro do território”, destacou.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Tópicos: Escola do Legislativo

Notícias relacionadas