PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE FEVEREIRO DE 2019

Curso sobre minipúblicos acontece nesta terça (19)


Oferecido pela Escola do Legislativo, o curso será ministrado pela cientista social Silvia Cerveline e a cientista política Juliana Fratini



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Leandro Trajano Salvar imagem em alta resolução

Palestra será gratuita e destinada a lideranças comunitárias, vereadores, Conselhos Municipais, gestores e público em geral



Em parceria com o Delibera Brasil, a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba realizará o curso “Minipúblicos: participação cidadã representativa e qualificada”, nesta terça-feira (19), das 14h às 16h. O curso é gratuito e direcionado principalmente a lideranças comunitárias, vereadores, conselhereiros municipais, gestores e público em geral.

A palestra irá abordar temas como “o que são inovações democráticas”, “minipúblicos e júris de cidadãos: como funcionam? ” e “democracias e gestões municipais fortalecidas”.

O evento será ministrado pela consultora de pesquisa e coordenadora do Coletivo Delibera, Silvia Cervelini, que também é cientista social e especialista em opinião pública pela Universidade de Connecticut e por Juliana Fratini, cientista política e especialista em finanças e políticas públicas pela Universidade de Chicago.

Os minipúblicos, conhecidos como "júris de cidadãos", são compostos por 20 a 30 pessoas comuns e leigas no tema, que recebem informações relevantes sobre o contexto, interagem com especialistas e questionam "testemunhas" ("stakeholders" com visões diversas) ao longo de um ou mais dias para depois trocarem argumentos e deliberarem na busca de consensos.

Ao final do debate, é elaborado um documento com a decisão ou as recomendações, assim como os argumentos e as informações que as embasaram.

Os interessados em participar devem trazer 1 litro de leite em contribuição com a Campanha da Solidariedade.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Escola do Legislativo

Notícias relacionadas