PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE ABRIL DE 2014

Curso orienta profissionais no atendimento a ostomizados


Agendada para 22 de maio, aula é resultado de parceria entre o vereador Pedro Kawai (PSDB), empresa e associação piracicabana



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


Em uma parceria do gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB), a Associação Piracicabana dos Ostomizados e a empresa Coloplast do Brasil os profissionais de enfermagem que atuam na rede de saúde de Piracicaba e região passarão por um curso de capacitação para atendimento a pacientes ostomizados. A aula está agendada para dia 22 de maio, a partir das 14 horas, no salão nobre “Helly de Campos Melges”, da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Autor da lei que cria a carteirinha de identificação ao ostomizado na cidade, Kawai foi procurado pela associação para que pudesse ser viabilizado o curso na cidade. “Existem muitas dúvidas a respeito de quais são as especificidades destes pacientes no setor público e privado”, avalia Kawai. Ele relata que os pacientes demandam necessidades singulares tanto no pré, no intra e também no pós-operatório. “O corpo clinico precisa estar a par destas demandas”, ressalta.

O curso é resultado de uma parceria que envolve também a Colopast do Brasil, fornecedora das bolsas utilizadas pelos pacientes ostomizados. De acordo com o representante da empresa na região de Piracicaba, Mário Betti, já existe um “excelente atendimento” a estes pacientes na cidade, porém ele ressalta que, mesmo assim, existe necessidade constante da capacitação. Atualmente, existem cerca de 240 pacientes cadastrados na rede pública. Cada um deles utiliza, em média, 10 bolsas diariamente, o que cria grande demanda de materiais. 

Responsável por lecionar o conteúdo do curso, Mariana Ferreira ressalta que os participantes receberão conhecimento amplo em todas as etapas do uso das bolsas de colostomia para o recolhimento de fezes, como ocorre nos casos dos pacientes com câncer do intestino, por exemplo. “Além dos profissionais, também pretendemos orientar estudantes de enfermagem”, observou, porém, dentro desta parceria, a aula aos alunos será em uma segunda oportunidade. 

Para o presidente da Associação Piracicabana dos Ostomizados, Ademir Barbosa, desde que o vereador Pedro Kawai (PSDB) iniciou a atuação mais próxima com a entidade no atendimento das demandas destes pacientes, “tem melhorado muito”, diz ele, que avalia o desconhecimento do procedimento o principal entrave para uma melhor qualidade de vida.

Na tarde desta terça-feira, 15, foi realizado encontro entre o vereador, a empresa e representantes de hospitais e instituições de ensino, com o intuito de definir os detalhes sobre o curso. Os interessados em obter mais detalhes sobre as inscrições podem entrar em contato no gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB) pelos telefones 3403-6507 3403-6508.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Saúde Pedro Kawai

Notícias relacionadas