PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE AGOSTO DE 2018

Curso de astronomia apresenta curiosidades sobre a lua

Michel Paschini Neto demonstrou a visão do ser humano ao longo do tempo em relação à lua, estudos relacionados ao satélite e até mesmo mitos

EM PIRACICABA (SP)

Curso aconteceu na noite desta segunda-feira (20), das 19h às 22h

Palestrante, Michel Paschini Neto e a intérprete, Shalimar Laureano de Oliveira

Palestrante Michel Paschini Neto

A vereadora Nancy Thame, diretora da Escola do Legislativo

Salvar imagem em alta resolução

Curso aconteceu na noite desta segunda-feira (20), das 19h às 22h

Na noite desta segunda-feira (20) aconteceu o encontro do curso Introdução à Astronomia: Lua - O Satélite da Terra, com Michel Paschini Neto, doutor em educação e professor de astronomia. Pela primeira vez, a Escola do Legislativo trouxe uma intérprete de libras, Shalimar Laureano de Oliveira, para facilitar a comunicação com deficientes auditivos.

O professor Michel Neto iniciou o curso com algumas referências de livros como O Despertar na Via Lactea, de Timothy Ferris; Astronomia e Astrofísica, de Kepler de Souza Oliveira Filho e Maria de Fátima Oliveira; Historia ilustrada da Ciência da Universidade de Cambridge, de Colin Ronan, entre outros.

Neto comentou sobre os 79 satélites existentes em outros planetas, mas deu enfoque ao único satélite da terra: a lua. Ele relatou que a lua sempre chamou a atenção do ser humano e que o mesmo tentou compreender este astro, porém com a limitação de observá-la a olho nu. Até que em 1610 Galileu Galilei a viu pela primeira vez por um telescópio.

Segundo o palestrante, a lua nunca se posiciona no mesmo lugar em relação às estrelas e muito dos conhecimentos antes do surgimento do telescópio se deve ao fato de o ser humano ter observado cuidadosamente nosso satélite a olho nu.

Ele utilizou uma luminaria e bolas de isopor para demonstrar o lado oculto da lua. Também foram abordados os eclipses do sol e da lua, além da selenografia, o estudo da superfície da lua.

O palestrante e professor também comentou a respeito de alguns mitos, como o do lobisomem e ou de cortar o cabelo durante a época de lua cheia, e que alguns povos ainda costumam usar o calendário lunar. Paschini Neto disse que a lua está cada vez mais se afastando da terra.

ESCOLA – A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba foi criada pelo decreto 63/2014, de autoria do ex-vereador João Manoel dos Santos, e tem por objetivo a realização de ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização de corpo técnico, servidores e vereadores. Atualmente, é dirigida pela vereadora Nancy Thame (PSDB) e coordenada pelo diretor do Departamento de Documentação e Arquivo, Fábio Bragança.

Texto:  Fernanda Rizzi