PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

23 DE AGOSTO DE 2016

Coutinho, ex-artilheiro do Santos, será Piracicabanus Praeclarus


Antônio Wilson Honório jogou com Pelé no Santos Futebol Clube



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

PDL foi aprovado na noite desta segunda-feira



Consagrado como artilheiro do Santos Futebol Clube, Antônio Wilson Honório, o Coutinho, receberá título de Piracicabanus Praeclarus da Câmara de Vereadores de Piracicaba. A homenagem se deve à aprovação do projeto de decreto legislativo 30/2016, nesta segunda-feira, 22, durante a 45ª reunião ordinária.

Nascido em 11 de junho de 1943, filho de Waldemar Honório e dona Antônia, Coutinho despertou o interesse pelo futebol aos 14 anos, quando foi ver o jogo entre o XV de Novembro e Santos Futebol Clube, e teve a oportunidade de participar da partida preliminar vestindo a camisa do Palmeirinha. Segundo a propositura, “Coutinho fez o único gol da partida. Na saída foi aplaudido pelos jogadores santistas, entre eles Pelé, que aguardavam o início do jogo principal”.

Em maio de 1958, Coutinho fugiu de casa e foi para Santos tentar a sorte. Vestiu a camisa alvinegra pela primeira vez no jogo contra o Esporte Clube Sírio Libanês, o qual o Santos goleou de 7 a 0. Ele havia entrado no segundo tempo, no lugar de Jair da Rosa Pinto, tornando-se o mais jovem jogador da história do Santos a participar de um jogo oficial.

Ficou na Vila Belmiro até 1967, jogou no Vitória em 1968, e passou pela Portuguesa em 1969. Retornou ao Santos em 1970. Em 1971, transferiu-se para o Atlas do México e, logo depois, para o Bangu, onde ficou até 1972. Antes de se aposentar, em 1973, passou pelo Saad, de São Caetano do Sul. Após a aposentadoria, trabalhou como técnico de juniores na prefeitura de São Paulo, em escolinhas do Santos e até mesmo no clube.

Coutinho tornou-se o terceiro maior artilheiro do Santos, foram 370 gols, em 457 jogos, e mais de 20 títulos, entre eles o bicampeonato da América e do Mundial Interclubes. “Formou uma dupla genial com Pelé por mais de uma década e, juntos, tornaram-se umas das melhores duplas de ataque da história do futebol mundial”, diz o PDL que recebeu emenda da Comissão de Legislação, Justiça e Redação.



Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo

Notícias relacionadas