PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

05 DE DEZEMBRO DE 2017

Coronel Adriana visita a SSP e o Copom


Parlamentar esteve na manhã de segunda-feira, 27, em São Paulo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 7) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), visitou na manhã de segunda-feira, 27 de novembro, a Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública (SSP/SP) e o Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo – 190 (COPOM).

A legisladora concluiu visita técnica na companhia da comandante da Guarda Civil, a inspetora Lucineide Maciel Corrêa, e do Secretário da pasta de Trânsito e Transportes, Jorge Akira.

No COPOM, os integrantes da Comitiva foram recebidos pelo Tenente Coronel Marcelo Gonzales e, na SSP, pelo Capitão da Polícia Militar, Fábio Gonçalves Miloco.

Os gestores conheceram os sistemas informatizados de inteligência policial: “DETECTA”, “Olho de Águia” e “RADAR” e discutiram a forma como as Prefeituras Municipais podem tem acesso a eles.

O sistema Olho de Águia, que pertence à Polícia Militar, consiste em links móveis de TV destinados a gravação de transmissão de imagens em locais de ocorrências de gravidade ou grandes eventos como manifestações, shows e colabora para a redução de práticas delituosas e a solicitação deve ser feita por meio do Comandante do Policiamento local.

O “Radar” é um sistema de compartilhamento de dados obtidos dos radares de trânsito da Prefeitura com a Polícia Militar que permite a rápida localização de veículos, produto de crime por meio de cruzamento de dados. A notificação é rápida. Se o veículo cadastrado no SIOPM via 190 passar por um dos radares, o sistema identifica a placa e transmite a imagem para o Centro de Operações em apenas 4 segundos. Esse sistema é totalmente gratuito e já está disponível para Piracicaba através de convênio fomentado pela Coronel Adriana quando comandava o 10º BPMI em 2014 e, atualmente, ele opera em radares no perímetro urbano e ao longo da SP-304.

O Detecta é um integrador de banco de dados de propriedade do Governo do Estado que funciona no sistema Microsoft, disponibilizado gratuitamente às Prefeituras com equipamentos (sistemas de radares e de monitoramento em pleno funcionamento), link Intragov com capacidade de 2 a 8 megas. O sistema integra o banco de dados operacional da Polícia Militar (SIOPM-190) mais Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim) da Polícia Militar, Registro Digital de Ocorrências (RDO) da Polícia Civil, dados do Instituto de Identificação (IIRGD) e de veículos mais Carteira Nacional de Habilitação (CNH), do Detran.

Os dados obtidos, quando se faz o convênio, abastecem os sistemas inteligentes das Polícias e auxiliam na persecução criminal feita pela Polícia Civil e na pronta resposta repressiva da Polícia Militar e, em contrapartida, municípios podem visualizar suas telas e receber os alertas gerados, o que permite uma rápida resposta da Guarda Civil para alguns tipos de delitos.

O Prefeito Municipal, para acesso ao sistema, deve manifestar seu interesse por meio de ofício ao Governador do Estado, conforme tratativas e normas em vigor.

A Coronel Adriana, na sua linha de prevenção ao crime e de uso inteligente dos recursos públicos, fomentou essas visitas para reapresentar aos gestores municipais os sistemas inteligentes de segurança pública governamentais existentes e disponíveis de forma gratuita para as Prefeituras Municipais, bastando apenas convênio com o Governo do Estado para sua concretização.

A vereadora considera de suma importância que nosso prefeito Barjas Negri atente a essas possibilidades, visto que são gratuitas e a cidade já possui os equipamentos para iniciar, bastando apenas adaptações. “Assim se economizaria recursos que podem ser utilizados para expandir os sistemas já existentes e equipar a Guarda Civil, por exemplo. Radares e câmeras não existem somente para aplicar multas como muitos pensam, se interligados a sistemas inteligentes ajudam as Polícias a prender criminosos de toda ordem e colaboram muito para a segurança da população”, finalizou a parlamentar.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Redação


Segurança Adriana Nunes

Notícias relacionadas