PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE JUNHO DE 2018

Coronel Adriana participa de reunião com Conseg


Tópicos como o projeto "Vizinhança Solidária", furto de veículos e implantação do Sistema Detecta foram abordados no encontro



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), participou, na última quarta-feira (27), da reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), realizada na Escola Estadual Professora Carolina Mendes Thame, no bairro São Francisco.

O encontro contou com representantes da Polícia Militar e da Guarda Civil Civil, de membros do conselho e representantes da sociedade civil.

O presidente Rubens Chiea questionou o furto à Caixa Econômica, em 10 de maio, e o Capitão Rugero, Comandante da 4ª Companhia, disse que a investigação cabe à Polícia Federal.

Coronel Adriana complementou dizendo que o modus operandi dos infratores mudou ao longo do tempo em razão do afrouxamento da legislação. Segundo ela, hoje as quadrilhas têm explosivos e munições usadas em guerra e a polícia preventiva, nesses casos, trabalha para preservar vidas.

A vereadora também frisou que os bandidos atuam dessa forma porque o crime de furto é tido como de menor potencial ofensivo e quase nada acontece com esses criminosos.

Outro tópico abordado foi o projeto “Vizinhança Solidária”, desenvolvido no Bairro dos Alemães, e que consiste em unir moradores e conscientizá-los que a solidariedade entre os vizinhos, em termos de segurança, é uma ferramenta de policiamento preventivo.

Coronel Adriana disse que, para seu funcionamento, é necessário que vizinhos se conheçam e passem a cuidar da vizinhança. Assim, caso alguém perceba uma movimentação estranha ou algo incomum nas ruas, residências, condomínios ou comércios da região, deve comunicar aos vizinhos e pedir ajuda imediatamente à polícia militar.

Um dos problemas recorrentes nas pautas de segurança pública é o furto de veículos e, sobre isso, a parlamentar explicou a diferença entre furto e roubo. Ela destacou que no roubo é praticada violência contra a pessoa, depois discorreu sobre a aprovação do PL que autoriza o convênio entre o Município e o Governo do Estado para a implantação do Sistema Detecta, da SSP/SP, que vai auxiliar na prevenção e repressão a crimes em Piracicaba

“Essas providências trazem maior segurança e qualidade de vida para a população”, argumenta Coronel Adriana.

“O Conseg é composto por pessoas voluntárias da sociedade civil. É a expressão da máxima constitucional prevista no artigo 144, que cita que segurança pública é dever do Estado, mas direito e responsabilidade de todos. Suas reuniões são mensais e é extremamente importante a participação de todos para o seu fortalecimento”, explica.



Texto:  Assessoria parlamentar Débora Bontorim Saia
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Segurança Adriana Nunes

Notícias relacionadas