PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE MARÇO DE 2018

Coronel Adriana participa de reunião com a comandante da Guarda Civil


Legisladora quer soluções do Governo Federal para melhorar a estrutura da Patrulha Maria da Penha



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Na tarde de quarta-feira, 28 de fevereiro, a vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), participou de reunião na sede da Guarda Civil com a comandante da Guarda Civil, a inspetora Lucineide Maciel Corrêa, para discutir a execução da Patrulha Maria da Penha.

Segundo dados, a patrulha foi criada em abril de 2017, a partir de um convênio entre a Prefeitura e a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), inicialmente com uma equipe de oito guardas civis que, desde então, atuam 24 horas para reduzir os índices de violência contra a mulher e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas para manter o agressor afastado da vítima e evitar novas ocorrências.

O ano passado, a “Patrulha Maria da Penha” realizou três prisões em flagrante, 5.920 rondas e monitoramentos às mulheres vítimas de violência doméstica e atendeu 275 mulheres para as quais foram determinadas medidas protetivas.

“Para constituir a 'Maria da Penha', a Prefeitura encaminhou o projeto à Senasp, que é o órgão ligado ao Ministério da Justiça”, explicou a parlamentar.

Segundo a Coronel, o Município iniciou o seviço e aguarda há anos o repasse de R$ 230.000,00 para compra de veículos e equipamentos para auxiliar os trabalhos.

“Esse programa foi baseado no Fundo Nacional de Segurança Pública, as propostas de projeto estão aprovadas, porém, até o momento, estamos trabalhando com o que temos e os recursos não são suficientes. A Patrulha está fazendo seu trabalho nas ruas e precisamos dar continuidade”, destacou a comandante Lucineide.

Coronel Adriana comentou sobre as dificuldades que o programa enfrenta e revelou que é primordial melhorar a estrutura para que os guardas civis tenham melhores condições de fazer a proteção plena das mulheres vítimas de violência e informou que, até agora, o governo federal não fez este repasse. “Vamos continuar cobrando”, afirmou.

A legisladora também é autora do ofício 389/18 que solicita a quantia de R$200.000,00 em emendas ao orçamento da União para equipar a Patrulha Maria da Penha.



Texto:  Comunicação Assessoria parlamentar


Segurança Adriana Nunes

Notícias relacionadas