PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE OUTUBRO DE 2017

Coronel Adriana participa da Semana da Luta da Pessoa com Deficiência


Evento foi realizado pelo Comdef, em parceria com a Semdes e a Unimep.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Debate ocorreu no auditório da OAB de Piracicaba



A vereadora Coronel Adriana (PPS) participou das atividades da 6ª Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência e do 2º Fórum de Inclusão e Acessibilidade na Educação Superior, que foram realizados no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Piracicaba, na noite do dia 19 de setembro.

O evento foi realizado pelo Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência) em parceria com a Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) e a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

Em palestra, a advogada Gislaene Martins Fernandes declarou que uma pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir a participação plena e efetiva desses indivíduos na sociedade.

A especialista em Direito e Processo do Trabalho e membro da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB de Araçatuba (SP) também abordou os aspectos gerais dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência garantidos pela LBI (Lei Brasileira de Inclusão), como o direito à habilitação e reabilitação, saúde, educação, moradia, trabalho, cultura, esporte e lazer.

A advogada apresentou vários temas sobre os direitos da pessoa com deficiência na sociedade, como os relacionados à igualdade e à não-discriminação, à redução de impostos e à responsabilidade da família em garanti-los. A especialista comentou também sobre a lei federal 8.112/1998, que permite a redução de jornada ao servidor com deficiência sem a redução de vencimentos.

Coronel Adriana ressaltou que a Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência tem como objetivos promover os direitos humanos e conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos.

Segundo a vereadora, é preciso "celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão dessa parcela da população na sociedade, para que influencie os programas e as políticas que a afetam, melhorando sua qualidade de vida e integração, pois garantir o direito dessas pessoas é dever de todos", afirmou.



Texto:  Assessoria parlamentar Lucas Lima
Revisão:  Redação


Legislativo Adriana Nunes

Notícias relacionadas